Abcic

 
Nº04 –Março/2014
Abcic News - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto

    Seminário sobre estacas pré-fabricadas


No dia 2 de abril, o Comitê de Estacas Pré-fabricadas de Concreto da Abcic promove um seminário para apresentar os requisitos da NBR 16258:2014, nova norma de estacas pré-fabricadas de concreto, que entrou em vigor no último dia 17 de fevereiro. A normativa foi elaborada pelo CB-18/ABNT. A programação do seminário terá início às 14h30, com a participação de Walter Roberto Iorio, presidente da Abef – Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia, e de Inês Battagin – Superintendente do CB-18, além de Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, e Eurico Leite Carvalhaes Filho, coordenador do Comitê de Estacas Pré-fabricadas da entidade. Na sequência, Claudio Gonçalves, coordenador da Comissão Técnica de Estudos de Estacas Pré-Fabricadas de Concreto, e Luis Fernando de Seixas Neves, secretário da Comissão Técnica de Estudos de Estacas Pré-Fabricadas de Concreto, farão uma apresentação sobre a nova norma que padroniza os critérios relacionados à produção, manuseio e estocagem de estacas de concreto armado ou protendido utilizadas em fundações profundas.

 

 

    Abcic e Ibracon promovem conferência com palestrantes nacionais e internacionais
 

A Abcic marca presença na Brazil Road Expo 2014, a ser realizada de 9 a 11 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A entidade, juntamente com o Ibracon, organiza e promove o Seminário Projeto, Construção, Sistemas Construtivos e Manutenção de Obras de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana, no dia 9 de abril, a partir das 9h00, na sala 9. Entre os temas a serem debatidos estão: ampliação da capacidade de estruturas existentes, viadutos metroviários, monitoramento estrutural, durabilidade de estruturas de concreto para infraestrutura viária, tipologia e sistemas construtivos para aplicação de pontes e aplicação de megavigas pré-fabricadas em acessos viários.

 

 
 
    Destaques

Norma de estacas pré-fabricadas de concreto entra em vigor
Desde 17 de fevereiro de 2014, está em vigor a ABNT NBR 16258 (Estacas pré-fabricadas de concreto – Requisitos), que estabelece novos procedimentos para projeto, fabricação, estocagem e manuseio de estacas pré-fabricadas ou pré-moldadas de concreto, destinadas à utilização como elementos de fundação profunda. Segundo o coordenador da Comissão de Estudos de Estacas Pré-Fabricadas de Concreto, Cláudio Gonçalves, o texto aborda os aspectos técnicos que envolvem a padronização desde a produção fabril. “Na verdade, ela formaliza as boas práticas do mercado”, diz o engenheiro civil, para quem as empresas que já adotam os parâmetros contidos na ABNT NBR 16258 não deverão enfrentar percalços. Mesmo assim, a expectativa é de que a norma seja totalmente absorvida no prazo de três anos.
Leia mais

Industrialização combina com sustentabilidade
Professor Paulo Helene avalia evolução da construção civil, a partir de obras que utilizam estruturas pré-fabricadas e pré-moldadas de concreto. Ouça a entrevista na íntegra

RDC para todas as obras públicas passa em comissão
Por unanimidade, deputados e senadores da comissão especial criada para analisar a Medida Provisória 630 aprovaram ontem o relatório final da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que prevê a utilização do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para toda obra pública no país. Parlamentares da oposição não compareceram à sessão, mas dizem que buscarão alterar o texto durante o restante da sua tramitação. Agora, a MP seguirá para a Câmara e depois ao Senado. (Valor Econômico).
Leia mais

 
    Expediente

Abcic News é o Clipping Eletrônico da Abcic -Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Produzido por: Mecânica de Comunicação - Power by Arte Interativa - www.arteinterativa.com.br

 

Endereço: Av. Torres de Oliveira, 76-B - Jaguaré - CEP 05347-902 - São Paulo
Tel.: (11) 3763-2839 | abcic@abcic.org.br | visite nosso site: www.abcic.org.br