Caso não consiga visualizar a imagem abaixo clique aqui

129º Newsletter Edição Especial 121

SETOR DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO CONTA COM DUAS NOVAS PUBLICAÇÕES

Duas novas publicações fundamentais para a construção civil e para a industrialização foram lançadas.

A prática recomendada ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos foi editada pelo CT 304 - Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concreto com o apoio da ABECE. Para adquirir a publicação, acesse a loja virtual do Ibracon: https://www.ibracon.org.br/loja/detalhes/4780.

A 2ª edição da Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto, editada pela ABCIC, reúne diversos exemplos de obras brasileiras nesse sistema construtivo, ressaltando sua versatilidade e a amplitude das tipologias construtivas. O livro encontra-se para venda na loja virtual da Oficina de Textos: https://www.lojaofitexto.com.br/coletanea-obras-brasileiras/p.

A prática recomendada é destinada a todos os profissionais envolvidos com a cadeia produtiva do concreto pré-moldado, projetistas, industrias, contratantes e tem como objetivo de disseminar o correto entendimento do texto normativo das estruturas pré-moldadas, buscando ainda a disseminação do próprio sistema pré-moldado desde o ensino dentro das universidades até os canteiros de obras.

O lançamento da publicação aconteceu durante o Seminário, coordenado pela ABCIC, no Congresso Jubileu de Ouro do IBRACON. O evento contou com a participação do presidente da Federação Internacional do Concreto (fib), Akio Kasuga, que ministrou palestra sobre o impacto da neutralidade do carbono nas estruturas pré-fabricadas de concreto e de renomados engenheiros e especialistas que trataram dos temas relacionados à norma. Para mais informações, acesse a matéria no site da ABCIC: https://abcic.org.br/Noticia/Exibir/seminario-no-congresso-ibracon-destaca-as-estruturas-pre-fabricadas-de-concreto

A nova edição da Coletânea de Obras Brasileiras conta com três capítulos e mais de 90 obras. O leitor pode conferir a história dos 10 anos do Prêmio Obra em Pré-Fabricados de Concreto e uma breve retrospectiva dos 20 anos da ABCIC, as ações realizadas ao longo dessas duas décadas e sua contribuição para o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto no Brasil. O prefácio é de autoria do arquiteto Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). A apresentação e curadoria do livro ficou a cargo da engenheira Íria Doniak.

Para o lançamento da nova edição da Coletânea de Obras Brasileiras, a ABCIC promoveu um evento que reuniu a participação de representantes de entidades setoriais, da indústria de pré-fabricados de concreto, de escritórios de projeto estrutural, de escritórios de arquitetura e da cadeia de fornecedores do setor.

Na ocasião, Kasuga prestigiou a cerimônia, com uma palestra sobre carbono zero e pré-fabricado de concreto. O professor Paulo Helene, presidente do Ibracon, também fez uma reflexão sobre a sustentabilidade no setor do concreto. Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, e Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, abriram o evento. Cassol destacou que a industrialização mostrou ser fundamental para a produtividade e evolução da construção e que a entidade foi importante para esse reconhecimento e desenvolvimento. “Essas duas décadas foram estratégicas para colocar a industrialização como carro-chefe da construção”.

Para mais informações sobre o lançamento, acesse a matéria no site da ABCIC: https://abcic.org.br/Noticia/Exibir/abcic-lanca-segunda-edicao-do-coletanea-de-obras-brasileiras

Acesse nosso site para acompanhar as ações da Abcic e siga-nos nas redes sociais.

Rodapé Rodapé Rodapé