Abcic

 
Nº04 –Julho/2016
Abcic News - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto
    Abcic na mídia
Entidades destacam importância estratégica do Concrete Show
 

Entidades que participaram da 10º edição do Concrete Show reforçam o papel estratégico da feira para o segmento da construção e para a cadeia produtiva do concreto. “Participamos do Concrete Show por ser o lugar ideal para disseminar tecnologia e ressaltar a importância do nosso segmento. Procuramos conscientizar as empresas da cadeia produtiva da construção civil que não oferecemos escoras, mas sim soluções de tecnologia”, afirma André Logello Lima, coordenador de Marketing da Abrasfe (Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso). “Estamos no Concrete Show há 10 e queria parabenizar a UBM Brazil em aceitar o desafio de apoiar a construção em um momento difícil como este”, ressalta a presidente da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Iria Lícia Oliva Doniak


    Grupo de trabalho de construção industrializada analisa propostas


O grupo de trabalho de construção industrializada do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), coordenado por Walter Cover, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), analisou as propostas preliminares dos seus três subgrupos: comunicação, projetos e tributação. Segundo Cover, a construção industrializada tem vantagens e benefícios reconhecidos, mas infelizmente no Brasil sua participação é inferior a 5% no conjunto das obras.

 
    Casa Sustentável na Casa Cor


Na Casa Cor 2016, foi montada uma residência inteiramente sustentável, a Casa Aqua, concebida pelo engenheiro Luiz Henrique Ferreira, com projeto arquitetônico desenvolvido pelos arquitetos Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto. A Casa utilizou um sistema construtivo constituído por placas de concreto pré-fabricadas, em painéis que substituem os pilares, vigas e alvenarias de uma construção convencional.

 
 
    Abcic na mídia

Planejamento e controle da qualidade resumem as principais características e vantagens dos pré-fabricados de concreto
Toda boa obra deve ter um ótimo planejamento. Esta máxima é ainda mais verdadeira quando se trata de estruturas pré-fabricadas de concreto, cujos elementos (pilares, vigas, lajes e painéis), por definição, são executados fora do canteiro de obra, em uma unidade fabril.
Leia mais

Manual da construção industrializada é nova ferramenta para o setor
Um trabalho coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que contou com o apoio da Universidade de Brasília (UnB) e das principais entidades representativas do setor, resultou na elaboração do Manual da Construção Industrializada. Para a presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Íria Doniak, a publicação é marco decisivo no processo de difusão dos conceitos e do uso de sistemas construtivos industrializados que, comprovadamente, permitem uma maior produtividade e eficiência para a execução de obras em diferentes segmentos da construção civil.
Leia mais

 
    Tecnologia de impressão 3D para o canteiro de obras
 

O concreto é o material de construção mais utilizado a nível mundial. Atualmente, mais da metade deste concreto é usinado, com um volume de 46 milhões de m³ na Alemanha. A maioria dos tipos de concreto, especialmente o concreto usinado, necessitam de formas para montagem. A introdução de formas leva normalmente a elevados custos de material, trabalho e de máquinas e, além disso, a atrasos e poluição ambiental. Outros desafios enfrentados pela indústria da construção são a baixa produtividade, a falta de pessoal de trabalho, liberdade geométrica limitada, os tempos de construção longos, a construção em áreas perigosas ou remotas, a redução de custos e a sustentabilidade. Para enfrentar esses desafios, foi desenvolvida na TU Dresden uma nova abordagem no contexto da tecnologia de impressão 3D com concreto para utilização no local da construção.

 
    Estrutura pré-fabricada permite maior eficiência em obra da unidade do Tauste na Zona Norte
 

A eficiência proporcionada pelo uso do material pré-fabricado no canteiro de obras foi fator determinante para que o Supermercado Tauste escolhesse esta modalidade construtiva para sua nova unidade, localizada na Zona Norte de Sorocaba. A redução do cronograma em 120 dias e a maior sustentabilidade no uso dos recursos, de acordo com o gerente de expansão do Tauste, Carlos Diciaula, trazem grande vantagem aos empreendedores.

 
 
    Expediente

Abcic News é o Clipping Eletrônico da Abcic -Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Produzido por: Mecânica de Comunicação - Power by Arte Interativa - www.arteinterativa.com.br

 

Endereço: Rua General Furtado do Nascimento, 684 – Cj 63 - Alto de Pinheiros - CEP 05465-070 - SP
Tel.: (11) 3763-2839 | abcic@abcic.org.br | visite nosso site: www.abcic.org.br