Nesta quarta-feira (20), a Abrainc promoveu o Webinar “Discutindo o Futuro do Mercado Imobiliário após a Pandemia”, que contou com a presença dos sócios-diretores da Brain Inteligência Estratégica, Fa´bio Tadeu Araújo e Marcos Kahtalian. A videoconferência foi mediada pelo presidente da Abrainc, Luiz França.
A Brain apresentou dados de uma pesquisa sobre os impactos da crise do novo coronavírus na economia e no mercado imobiliário, e também apontou algumas tendências para o futuro.
A previsão é de que o Brasil terá sua maior recessão em 120 anos em decorrência da Covid-19 (expectativa do FMI é de que o PIB brasileiro caia 5,3% em 2020).
Intenção de compra de imóveis no Brasil
Em março, a Brain realizou uma pesquisa onde 55% dos entrevistados responderam que mantinham a intenção de comprar e 45% haviam desistido. Em nova pesquisa realizada em abril, a maioria se inverteu: 47% mantiveram e 53% desistiram.
Entre os principais motivos para a desistência, destacam-se:
Aprofundamento de tendências
Segundo a Brain, a pandemia de Covid-19, na visão de estudos recentes, não deve alterar tão drasticamente o mercado imobiliário e o urbanismo.
A Brain acredita, porém, que a pandemia pode acelerar tendências que vinham ocorrendo. Entre as principais tendências destacam-se:
Confira aqui a apresentação elaborada pela Brain para o webinar.
Matéria publicada na Abrainc