Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

ABRAINC e Entidades do Mesmo Lado realizam reunião com secretário Nacional de Habitação

As entidades participantes Do Mesmo Lado promoveram uma reunião no final de abril com a participação do secretário nacional da Habitação, Alfredo dos Santos. A Abcic é uma das entidades que está nesta iniciativa, sendo representada pela engenharia Íria Doniak, presidente executiva.

O presidente da ABRAINC, Luiz França, falou sobre a importância de propor ideias e soluções para mais produtividade no setor da construção na abertura do evento. “A realização deste encontro é justamente para que possamos expor e unir ideias para construir melhor, com segurança e menos burocracia”, afirmou.

O secretário Alfredo dos Santos enfatizou a ideia de aperfeiçoar os processos para as iniciativas de inovação e tecnologia no país, criando acordos de cooperação técnica entre as entidades e o Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Habitação, com o objetivo de reduzir os custos para homologação de materiais, componentes e sistemas construtivos inovadores no âmbito do SiNAT, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-h e, assim, conseguir baixar os valores das moradias, sobretudo as populares.

Depois, ouviu os participantes e anotou pontos que dificultam alguns processos, como a tributação excessiva na construção industrializada e informou a ideia de introduzir facilitadores no processo de homologação, a exemplo das coletas de amostras e materiais feitas diretamente nas obras.

Ao final, todos os presentes avaliaram e definiram o grupo de Produtividade Do Mesmo Lado da ABRAINC como uma câmara para discutir e adequar as demandas dessa cooperação técnica, inclusive estudando adequações ao PRÊMIO PRODUTIVIDADE DOMESMOLADO, repassando as informações aos órgãos interessados.

Matéria publicada na Abrainc