Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

CBIC divulga números da normalização do setor da construção de 2020

De janeiro a dezembro de 2020, 284 normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) afetas ao setor da construção foram alteradas. Dessas, 255 foram publicadas e 29 canceladas, conforme apresentado no gráfico abaixo. A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) acompanha, participa e divulga periodicamente todo o processo de normalização da ABNT, relativo ao setor da construção.

Outro destaque ficou por conta das movimentações de normas: 213 estiveram em Consulta Nacional e 349 foram confirmadas (validadas tecnicamente). Essas e outras informações do ano de 2020 podem ser conferidas no informativo ‘Números da Normalização da Construção Civil de 2020′ da CBIC.

O Portal CBIC de Normas Técnicas, plataforma criada e gerida pela COMAT/CBIC para acompanhamento e divulgação das normas técnicas do setor, concentra em um único ambiente todas as informações de alterações de normas. Por meio do Portal os profissionais têm acesso à informação de quais normas estão em revisão, em Consulta Nacional, foram publicadas, confirmadas e caneladas.

Do arcabouço das normas técnicas ABNT, aproximadamente 2.400 são afetas ao setor da Construção. Dessas, 1.273 se aplicam às edificações e compõe o Catálogo de Edificações do Portal CBIC, segundo levantamento referente a dezembro de 2020. As normas que se aplicam às edificações podem ser conferidas nos oito capítulos do catálogo eletrônico, de acordo com o processo executivo do empreendimento.
 
Clique aqui para acessar todas as normas que foram alteradas no ano de 2020.

Matéria publicada na Agência CBIC