Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 22º Newsletter - Edição Especial 14

Prezados Associados,

Apesar de a circulação do novo coronavírus se manter ativa no Brasil, as duas notícias de destaque desta semana têm relação apenas indireta à Covid-19. A primeira, sem dúvida, traz grande preocupação para a construção civil. No último dia 6, a presidência vetou a prorrogação até 2021 da desoneração da folha de pagamento de empresas do nosso segmento e de mais 16 setores da economia. 

Com isso, as 17 áreas prejudicadas se uniram para derrubar esse veto junto ao Congresso Nacional. O presidente da FIESP, Paulo Skaf, em uma entrevista à Jovem Pan, comenta essa situação. Além disso, outros dirigentes de entidades parcerias da Abcic, como a CBIC, também estão liderando essa articulação. 

A segunda notícia está ligada ao mercado imobiliário, que conseguiu seguir na contramão de outros setores durante a pandemia, mantendo a estabilidade e até um crescimento. Isso se deve à combinação entre a menor taxa de juros da história, a inflação estável e o pacote de estímulos do governo. Além disso, a Caixa Econômica Federal anunciou novas medidas para fomentar o crédito imobiliário, o que pode ser bastante positivo ao segmento no pós-pandemia.

Nesta News também estão informações sobre o custo da construção e a pesquisa da Abrainc com as incorporadoras atuantes no Brasil. Outra matéria interessante é a participação do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, em um evento online da CBIC, no qual ele destaca a importância do setor da construção civil para o desenvolvimento do nosso país.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva