Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 24º Newsletter - Edição Especial 16

Prezados Associados,

O mês de agosto começa com uma grande notícia para o setor da construção civil. O segmento, juntamente com o agronegócio, vem liderando a retomada econômica do país. Em junho, foram criados mais de 17 mil empregos no período. Além disso, o Índice de Confiança Empresarial da FGV teve sua terceira alta seguida. Em julho, chegou a 87,5 pontos e recuperou 79% das perdas ocorridas no bimestre de março e abril, em função da pandemia.

A reforma tributária tem sido um dos assuntos mais comentados pela imprensa nos últimos dias, por isso trouxemos uma matéria da Smartus que trata de alguns pontos de atenção do projeto enviado ao Congresso Nacional, e ressalta a possível isenção do novo imposto (CBS) na venda de imóveis residenciais.

Sem dúvida, durante esse período a construção se destacou pela rápida adoção de medidas para diminuir o risco de contágio de seus colaboradores. Essa iniciativa funcionou e o segmento até hoje vem colhendo os bons resultados, como o baixo percentual de contaminação nos canteiros e o altíssimo índice de recuperação daqueles que, infelizmente, tiveram a Covid-19. As matérias com as pesquisas da Abrainc e do Sinduscon-SP/Seconci trazem detalhes sobre esse tema.

Por fim, a construção industrializada de concreto foi tema de uma matéria no site do Concrete Show, que enfatizou sua importância para o reaquecimento da economia, os benefícios e desafios dos pré-moldados e sua evolução tecnológica.  

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva