Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 25º Newsletter - Edição Especial 17

Prezados Associados,

A reforma tributária é uma das pautas mais importantes no Congresso Nacional pois é fundamental para o desenvolvimento do país e na construção civil porque influencia diretamente na competitividade. Por isso, a CBIC pretende, juntamente com outras entidades do setor da construção, desenvolver um posicionamento da área da construção para ser defendida tanto na Câmara como no Senado. Essa ação é estratégica para que a reforma aprovada atenda os interesses de toda a cadeia produtiva. 

Além dessa informação relevante, a newsletter traz outras notícias. A primeira refere-se ao crescimento na venda de cimento no primeiro semestre deste ano. Isso mostra que, apesar da pandemia da Covid-19, o segmento manteve suas atividades. Segundo o SNIC e a ABCP, esse resultado se deve a dois fatores: autoconstrução (residencial e comercial) e a retomada das obras dos empreendimentos imobiliários. 

A segunda boa notícia vem do Ministério da Infraestrutura, que está trabalhando fortemente para a manutenção das obras atuais e a realização de novos projetos. Com isso, a expectativa é que a área possa gerar 2 milhões de empregos até 2023. A terceira matéria de destaque trata-se da normalização, com informações sobre os avanços da normalização BIM no Brasil.

Além disso, as sondagens da Abrainc e do Sinduscon-SP/Seconci mostram que a construção segue firme no combate ao coronavírus, oferecendo a proteção e segurança necessárias aos profissionais no canteiro de obras.

Especificamente no segmento de estruturas pré-fabricadas de concreto, uma matéria no Massa Cinzenta mostra a importância da tecnologia para o futuro de nosso setor, especialmente, do uso do concreto de ultra-alto desempenho para a construção das pontes.  

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva