Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 31º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 23

Prezados Associados,

O IBGE realizou uma pesquisa com empresas de diversas atividades econômicas, incluindo o setor da construção. Foram 136 construtoras participantes dessa iniciativa, que traz alguns dados relevantes sobre os efeitos da pandemia no mês passado, como por exemplo, mais da metade relatou ter sentido dificuldades no acesso aos fornecedores de insumos na primeira quinzena de agosto.

Outra pesquisa importante é a da confiança da indústria. A FGV espera que esse índice registre neste mês de setembro, o nível mais alto em sete anos, uma vez que a prévia sinaliza avanço de 7,2 pontos, chegando, desse modo, a 105,9 pontos, resultado que, caso se confirme, seria o melhor desde janeiro de 2013. 

Além disso, na newsletter desta semana, trazemos duas matérias sobre o BIM. A primeira mostra os benefícios do uso da ferramenta, como por exemplo, a redução em até 75% do tempo para elaborar o orçamento. A segunda reportagem trata da criação do BIM Fórum Brasil (BFB), entidade que reunirá todos os interessados no uso da tecnologia para discuti-la e ampliar sua disseminação.

Ainda na área de tecnologia, trouxemos uma matéria interessante sobre os avanços tecnológicos nos equipamentos de proteção individual, em especial, durante a pandemia. Por fim, também informamos sobre a reunião plenária da Norma de Desempenho bem como a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, que atinge todas as empresas e pessoas.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva