Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 44º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 36

Prezados Associados,

Iniciamos 2021 com as esperanças renovadas pelas boas perspectivas de uma campanha de imunização contra a Covid-19, reduzindo os riscos de contaminação e contribuindo para uma retomada mais robusta da atividade econômica. Nesse sentido, a estimativa é um crescimento da economia nacional de mais de 3% neste ano. Na área de cimentos, após obter uma alta de 11% em 2020, espera um aumento de 1% em 2021.

Já na construção, dois indicadores (CNI e FGV) apontam que o setor inicia o ano com a confiança dos empresários em alta. Além disso, a geração de empregos apresentou bons números até o final de 2020, assim como, os financiamentos imobiliários (janeiro a outubro) concedidos com recursos da poupança totalizaram R$ 92,7 bilhões, crescimento de 48,8% em relação ao mesmo período de 2019, segundo a Abecip. No entanto, não podemos esquecer dos desafios enfrentados pelo setor neste ano, como o custo dos insumos e as reformas estruturais, como a tributária. 

Nesta primeira News do ano trazemos o artigo publicado na Revista Concreto & Construções, do Ibracon, sobre a pré-fabricação em edifícios altos. Também apresentamos uma matéria sobre a revisão da ABNT NBR 6118 – Estruturas de concreto armado - Procedimento e um balanço do Ministério da Infraestrutura sobre a pasta, que deve receber investimentos importantes, a fim de elevar o número de projetos e obras necessárias ao país.

Um excelente 2021, com muito trabalho, realizações e conquistas!

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva