Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 45º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 37

Prezados Associados,

A aprovação pela Anvisa de duas vacinas, neste final de semana, é uma boa notícia para todo o país. Com o início da imunização ainda nesta semana, as expectativas podem ser mais positivas tanto na saúde como na economia. Isso é importante porque em dezembro, o Índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou praticamente estável em dezembro (+0,1 ponto), em relação ao índice de novembro, alcançando 93,9, pontos.

No caso do emprego na área da construção, os números do Caged mostram que que a infraestrutura foi a maior contratante, respondendo por 42% do saldo do ano. Edificações e serviços especializados dividiram igualmente o saldo restante (29% cada). Na comparação com dezembro de 2019, o número de empregados na infraestrutura aumentou 10,5%, enquanto em Serviços e Edificações, a alta foi 6,9% e 5,3%, respectivamente.

Sobre a tecnologia, a newsletter traz uma matéria sobre como o investimento em tecnologias da indústria 4.0 auxiliaram as empresas durante a pandemia e uma sobre o BIM. Já na área de regulamentação, o Ministério do Desenvolvimento Regional publicou duas portarias de interesse do setor da construção. 

Por fim, a entrevista com o Akio Kasuga, novo presidente da fib, publicada na última edição da Revista Industrializar em Concreto,  tem repercutido  de uma forma muito positiva e serviu como base para uma matéria sobre a entidade no portal Massa Cinzenta, um importante veículo da Cimento Itambé, empresa fornecedora associada da Abcic.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva