Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 48º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 40

Prezados Associados,

O setor da construção apresenta bons indicadores no início deste ano, pelo menos na área de cimento e de materiais. De acordo com dados do SNIC, indústria do cimento registrou em janeiro um desempenho favorável, ao totalizar vendas de um pouco mais de 5 milhões de toneladas, um crescimento de 10,5% em relação ao mesmo mês de 2020. 

Já a Abramat revela que o segmento mantém boas perspectivas neste ano, a partir de uma pesquisa com as lideranças da indústria. Para 58%, os resultados obtidos em janeiro devem ser muito bons ou bons. Para 35%, os resultados devem ser regulares, e apenas 7% indicaram esperar resultados negativos. Além disso, há a expectativa da realização de novas concessões na área de infraestrutura, tanto no âmbito federal como estadual, o que deve movimentar a economia. 

Outras informações importantes nesta Newsletter são a avaliação da CBIC a respeito do custo no setor que continua em alta no início deste ano, o anúncio da Caixa com melhorias nos pacotes de crédito para empresas, incluindo o setor da construção, e a necessidade de se manter as medidas sanitárias em toda a cadeia produtiva de nosso segmento, uma vez que a pandemia, infelizmente, continua em todo o país.

Trazemos ainda uma matéria internacional bastante interessante sobre o uso das estruturas pré-fabricadas de concreto para a construção de uma ilha em Nova York, nos Estados Unidos. Por fim, a Abcic participou de uma campanha, junto com outras 50 entidades de variados setores, que estimula à imunização contra a Covida-19.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva