Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 49º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 41

Prezados Associados,

Na semana passada, a FIESP promoveu as reuniões mensais do Consic e do Deconcic e a avaliação desses dois importantes grupos é que a construção civil seguirá forte neste ano. Contudo, o cenário pode se tornar menos estável com devido à segunda onda de Covid-19 e o fim do auxílio emergencial. Outro ponto destacado foi a importância da aprovação das reformas Administrativa e Tributária para restabelecer a confiança e da manutenção das condições da taxa de juros nos níveis atuais.

O IBGE divulgou o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), que vem confirmar o panorama atual do aumento do custo no setor. O índice subiu 1,99% em janeiro deste ano. Com isso, chegou-se a maior taxa mensal do indicador desde o início da série histórica, em 2013. Com o resultado, o indicador acumula taxa de 12,01% em 12 meses.

A newsletter traz o novo estudo organizado pela CBIC: “Pós-obra: geração de renda e emprego na economia”, que demonstra os impactos da atividade da construção civil residencial na fase de pós-produção, ou seja, após a entrega da obra, em nível nacional. Além disso, o PCI anunciou as 26 melhores obras concluídas da edição 2021 da PCI Design Awards, que utilizaram a tecnologia de pré-fabricados e pré-moldados de concreto.

Também destacamos uma matéria interessante sobre a construção de cidades inteligentes ao redor do mundo e uma nota sobre os avanços da Norma de Desempenho. Por fim, te convidamos a se inscrever em dois eventos que darão destaque ao setor de pré-fabricados de concreto. O primeiro é o MC-Fórum Online, no dia 25, que tratará do cenário e perspectivas em nossa área. Já o segundo é um novo webinar sobre NR-18, que terá um painel para abordar a Gestão de SST na indústria. 

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva