Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 62º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 54

Prezados Associados,

Para tentar diminuir o impacto da questão do aço na construção, a CBIC apresentará à Camex uma proposta formal de redução de 12% para 1% da tarifa de importação de produtos feitos em aço por seis meses, com a possibilidade de renovação por igual período. Essa é uma ação importante para o setor. Segundo uma avaliação do Sinduscon-SP, o desabastecimento e a alta de preços dos insumos vêm diminuindo a produtividade nas obras, alongou os cronogramas de execução e acarretou mais custos à construção civil.

Na área de infraestrutura, o mês de abril registrou aumento de 32% no número de licitações e de 20% no orçamento previsto, em comparação aos seis últimos meses. Ao todo, foram cadastrados 887 editais para atividades da arquitetura e engenharia consultiva com entrega no período. Desses, 599 tiveram os orçamentos estimados divulgados, que somados totalizaram R$ 896 milhões. O setor de destaque foi o de Rodovias e Obras de Arte Especiais (OAEs), com a realização de 40 processos e R$ 204 milhões previstos.

Já no segmento imobiliário residencial, a segunda edição do indicador de confiança do setor realizado pela Deloitte, em parceria com a Associação Brasileira de Incroporadoras (Abrainc), indica a manutenção da procura por imóveis no primeiro trimestre de 2021. Aliás, essa área e o segmento de reformas têm contribuído para a construção civil ficar entre as três primeiras posições nos setores que mais  geram novos empregos em 2021. 

Ainda na newsletter, trazemos uma matéria sobre a possiblidade de realizar o reequilíbrio de contratos na construção com respaldo jurídico; a pesquisa feita pela Abramat que aponta para o crescimento da indústria de materiais para construção no primeiro quadrimestre, um artigo de autoria do presidente da CBIC, José Carlos Martins, sobre o texto do novo licenciamento ambiental e a visão de parlamentares sobre as reformas administrativa e tributária. Por fim, no Concrete Digital, página de conteúdo do Concrete Show, foi publicado um artigo de minha autoria sobre industrialização e sustentabilidade.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva