Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 70º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 62

Prezados Associados,
No começo desta semana, foi divulgada pela imprensa – jornais O Globo e Folha de São Paulo – a chegada de um carregamento de 20 mil toneladas de aço no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A matéria prima foi importada pela Cooperativa da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (CooperconSC), que reuniu 137 empresas de oito estados para garantir o abastecimento do aço. O custo ficou cerca de 5% abaixo do mercado nacional.
Segundo a CBIC, essa questão dos custos com materiais vem apresentando variações elevadas há exatamente um ano, impactando diretamente o orçamento das empresas. Em junho, o custo com material e equipamentos cresceu 1,84%, o que correspondeu a 12ª alta expressiva consecutiva. 
Em se tratando da indústria de materiais, a Abramat revisou sua projeção feita em janeiro de 4% para o ano de 2021, indicando agora uma estimativa de crescimento de 8%. Já a indústria do cimento espera para os próximos meses um arrefecimento dos ganhos obtidos até maio, como já apontam os dados de desempenho de junho, que comparado com o mesmo mês de 2020, registrou um crescimento de 1,7%, reduzindo o acumulado para ainda significativos 15,8%. 
O Indicador Abrainc-Fipe do último trimestre móvel (fevereiro, março e abril de 2021) mostra que a tendência positiva do setor se manteve firme nos primeiros meses do ano, com 28.470 imóveis lançados no período, contribuindo, assim, para uma alta de 45% na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Na infraestrutura, o índice Abdib-Vallya registrou crescimento de 1,51% em maio de 2021 quando comparado a abril deste ano, retomando ao patamar do período pré-pandêmico. 
A newsletter desta semana traz ainda uma matéria sobre a aprovação de um projeto de lei por parte da Câmara para estimular as debêntures em infraestrutura, uma reportagem sobre o retrofit no Pacaembu (São Paulo) com o uso de pré-fabricados de concreto e a cobertura de um evento online da CBIC sobre o impacto da reformulação do IR no setor da construção.


Um abraço a todos.


Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva