Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Engenharia Civil da Universidade Mackenzie destaca pré-fabricado de concreto

A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, ministrou no dia 5 de maio, a apresentação de abertura do III Ciclo de Palestras Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas, promovido pela Engenharia Civil da Universidade Mackenzie. A palestra trouxe uma visão sistêmica do setor, a fim de introduzir o tema na disciplina. 

De acordo com Íria, quando se toma a decisão de construir utilizando a industrialização em concreto é preciso pensar o projeto com vistas em obter o máximo benefício ofertado pela solução de engenharia, assim o projeto não pode ser o mesmo de uma construção convencional. “Com a industrialização, a produção irá para um ambiente industrial, haverá o transporte dos elementos e ocorrerá a troca da mão de obra por processos logísticos e de montagem”, disse. 

Outro fator importante trazido por Íria é que os benefícios do pré-fabricado de concreto contribuem para uma redução de custos e prazos, atendimento de cronogramas ousados, aumento da qualidade, produtividade, sustentabilidade e segurança na obra, com isso o custo por metro quadrado torna-se um indicativo menos relevante, até porque esse valor vai ser variável conforme as características do projeto. 

Ela comentou com os participantes sobre a normalização do setor, os aspectos mais relevantes da principal norma a ABNT NBR 9062, o Selo de Excelência Abcic, o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto e as inúmeras aplicações do sistema, destacando as edificações, verticalização, infraestrutura, arenas esportivas, fachadas e projetos especiais, entre outros.

Em sua apresentação, a presidente executiva da Abcic, também trouxe o conceito ligado à racionalização bem como algumas características importantes para que ocorra a industrialização, como por exemplo, modularidade, repetibilidade, divisibilidade, controle, transportabilidade. 

O III Ciclo de Palestras Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas conta em sua programação com as apresentações do engenheiro Marcelo Cuadrado, diretor técnico da Abcic, sobre projeto; e o engenheiro Luiz Livi, diretor de marketing da Abcic, sobre montagem. 

Para assistir ao vídeo na íntegra, basta acessar o Canal do YouTube da Engenharia Civil do Mackenzie