Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Macro Visão: Economia Brasileira

Focus: Projeção para variação do PIB apresenta queda de 0,04 p.p na última semana, com fechamento do ano previsto para 3,43%; Expectativa para a produção industrial é de que encerre o ano em 5,18%, aumento de 0,18 p.p; e Projeção da Taxa Over Selic teve queda de 0,05 p.p, com isso projeções é de que encerre o ano em 2,58%

Projeção para variação do PIB apresenta queda de 0,04 p.p na última semana, com fechamento do ano previsto para 3,43%. Em comparação com as expectativas de quatro semanas atrás a projeção para o encerramento do PIB no ano caiu 0,06%.

Expectativa para a produção industrial é de que encerre o ano em 5,18%, aumento de 0,18 p.p.

Projeção da Taxa Over Selic teve queda de 0,05 p.p, com isso projeções é de que encerre o ano em 2,58%.

  
Economia Internacional
Eurostat: Produção Industrial na Zona do Euro apresenta queda de 1,6% em dezembro e na União Europeia a produção apontou queda de 1,2%

Em dezembro, a Produção da Industria de Transformação da União Europeia caiu 1,2% relação a novembro. Na zona do euro houve queda da produção de 1,6% no mês, com isso o índice volta a cair na zona do euro e na união europeia, após dois meses consecutivos de aumento. 

Na comparação com o mês de fevereiro de 2020, antes da pandemia do coronavírus, a produção da indústria da União Europeia e da Zona do Euro foram de 1,8% e 2,3% abaixo, respectivamente.

No acumulado do ano, a produção da indústria da União Europeia encerrou o ano com queda de 8,3% e a Zona do Euro fechou com queda de 8,8%.

 
Eurostat: PIB Europeu fecha com queda de 4,8% na união europeia e 5,0% na zona do euro, no 4º trimestre deste ano em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior

O PIB da Zona do Euro e da União Europeia recuou no 4º trimestre de 2020, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB diminuiu 5,0% na Zona do Euro e 4,8% na União Europeia. 

Isso indica que o índice volta a cair, após uma recuperação parcial no terceiro trimestre em relação a queda de 14,7% e 13,9% na zona do euro e na união europeia, respectivamente no segundo trimestre do ano. 

Sendo assim, no acumulado do ano o PIB europeu encerrou com -25,51% na união europeia e -27,20% na zona do euro.

Matéria publicada na FIESP