Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Pesquisa sobre BIM indica que 79% das empresas já utilizam a ferramenta

O resultado da Visão BIM 20/20 LATAM – O impacto de BIM na América Latina, primeira pesquisa sobre o nível de maturidade BIM (Building Information Modeling, em português, Modelagem da Informação da Construção), contou com a participação de 18 países, com um total de 879 respostas, sendo 740 válidas para análise Sob a liderança da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a sondagem foi realizada de 26 de novembro de 2019 a 14 de fevereiro de 2020, e indicou que 79% das empresas já trabalham com o BIM e 21% ainda não aderiram a metodologia.

O levantamento no Brasil foi coordenado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). A análise formal focou em três grandes segmentos do setor da construção de cada país: Incorporadoras; construtoras e projetistas (arquitetos, engenheiros e consultores).

Melhor conhecimento e a aplicação sobre a gestão
Os dados da pesquisa vão possibilitar a inserção do Brasil e da América Latina nas redes de produção e de circulação de conhecimento estatístico e de aplicação sobre a gestão BIM como mais um processo de inovação na indústria da construção.

A difusão do BIM na construção civil tem interface com o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, desenvolvido pela CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

Matéria publicada na Agência CBIC