Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Propostas de aperfeiçoamentos à Norma de Desempenho avançam

A revisão das partes lumínica, acústica e térmica da Norma de Desempenho de Edificações avança. A redação da parte térmica está praticamente concluída, devendo o texto seguir em breve à consulta nacional. Na sequência, virá a lumínica.

Isto foi o que relatou Fabio Villas Bôas, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, na reunião virtual do CTQ realizada em 13 de agosto. Villas Bôas também coordena os trabalhos de revisão da norma, no âmbito da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Lilian Sarrouf, gestora do CB-002 – Construção Civil da ABNT relatou os preparativos para a formação da Comissão de Estudos que deverá elaborar a Norma de Garantias, a partir de outubro. Informou que seguem os trabalhos de redação da Norma de Paredes de Concreto e de Selagens Resistentes ao Fogo. O membro do CTQ Sergio Domingues mostrou o avanço dos aperfeiçoamentos à Norma de Saídas de Emergência, para casos de incêndio.

Em relação à publicação de uma extensa emenda à Norma de Acessibilidade, relativa a edificações, ficou decidido solicitar à ABNT um prazo de carência, para a adaptação do setor ao novo regramento.

O membro do CTQ Luiz Lucio relatou que seguem os preparativos para o Aprova Digital, o projeto de digitalização dos processos de aprovação de projetos na Secretaria Municipal de Licenciamentos de São Paulo, com o apoio de SindusCon-SP, Secovi-SP e Abrainc.

A reunião, que contou com a participação de Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, ainda analisou os impactos preocupantes dos aumentos de preços de insumos e materiais de construção, e as medidas adotadas pelo setor a respeito, entre outros temas.

Matéria publicada no Sinduscon-SP