Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Público já pode escolher vencedores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

Os jurados definiram os 10 finalistas da 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade nas categorias Sistemas Construtivos, Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Pesquisa Acadêmica e Startup. Agora é a vez do público decidir quais serão os projetos vencedores. A votação estará aberta até as 23h59 do dia 30 de novembro para definição do 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria. Participe e vote agora!

A etapa de defesa do projeto pelos finalistas aconteceu na última quinta-feira (12). De acordo com o presidente da comissão de Materiais Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Dionyzio Klavdianos, a realização do prêmio não foi simples, em função da pandemia. “Houve um desafio especial de adequar o evento ao novo normal que estamos vivendo. Toda inscrição e as etapas foram feitas de forma digital e apesar dos percalços, o objetivo foi alcançado”, afirmou.

A comissão julgadora avaliou os projetos com base no conteúdo do material enviado pelos concorrentes, nesta edição, uma das inovações do concurso foi a inscrição por vídeo de apresentação do projeto. Durante a apresentação individual dos selecionados os jurados e participantes puderam fazer perguntas sobre as concepções abordadas. Outra inovação desta edição é a referida votação do público para definição da classificação dos finalistas e para isto, promoveu-se o Webinar de apresentação das inovações, disponibilizando as defesas no site do Prêmio, para avaliação do público e votação online.

O prêmio bianual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), reconhece, premia e divulga soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e à sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil.
Conheça os finalistas, listados por categoria e em ordem alfabética:

Categoria Sistemas Construtivos   
•    Construção Rápida – Tiago Henrique Stangherlin, da Construtora BS (Criciúma – SC)
•    Fortanks - Tanques de Concreto pré-moldado – Ricardo Antonio Abrahão Netto, da Fortes Engenharia Ltda (Vitória – ES)
•    Processo Industrial de Edifícios – Construção Eficiente e Sustentável – Tamara Zweigle Schimanoski, da Rôgga Empreendimentos (Joinville – SC)

Categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
•    Casa24h: Uma casa montada em 24h – Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia LTDA
•    (São Paulo – SP)
•    Plataforma de análise de desempenho acústico de edificações – Fabiana Curado Coelho, da Síntese Acústica Arquitetônica (Brasília – DF)
•    Sistema de revestimentos industrializados, para pisos e vedações verticais, em materiais compósitos reforçados – Talita Perrony, da Rôgga Empreendimentos (Joinville – SC)

Categoria Pesquisa Acadêmica
•    Aglomerante álcali-ativado em pó – Rodrigo Henrique Geraldo, da Unicamp (Campinas – SP)
•    Projeto Obra Segura – Simulador gamificado de realidade virtual para capacitação de gestores de obras da construção civil – Arthur Felipe Echs Lucena, da UEL (Maringá – PR)
•    Simulador Ambiental em Tempo Real com visualização em Realidade Virtual – Yuri Scatrut Ribeiro de Andrade, da UFMG (Divinópolis – MG)

Categoria Startup
•    Agilean – André Quinderé Carneiro, da Aval Tecnologia da Informação (Fortaleza – CE)

A entrega do prêmio será no dia 3 de dezembro, durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que neste ano ocorre 100% online.

Matéria publicada na Agência CBIC