Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Viabilidade e logística do pré-fabricado de concreto foi tema de palestra da Engenharia Civil do Mackenzie

O III Ciclo de Palestras Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas, promovido pela Engenharia Civil da Universidade Mackenzie, contou com a apresentação “Viabilidade e Logística nas estruturas de concreto pré-moldado”, ministrada pelo engenheiro Luiz Livi, diretor de Marketing da Abcic, no dia 26 de maio. 

Em sua palestra, Livi destacou o potencial do setor no país e ressaltou algumas características da solução de engenharia, como a velocidade, que possibilita um payback menor aos investidores; qualidade e produtividade, pelas estruturas serem fabricadas em indústrias com processos produtivos planejados, controlados e monitorados; redução de riscos e custos fixos no canteiro de obras; diminuição de desperdícios e reaproveitamento de materiais e recursos naturais; durabilidade estrutural, entre outros. 

De acordo com Livi, os custos totais de uma obra moldada in loco superam o investimento em uma obra com o pré-fabricado de concreto, isso porque precisam ser considerados, por exemplo, a destinação de resíduos, logística de entrega de materiais, custos da não qualidade, tempo, payback, estrutura administrativa pesada, entre outros. “O custo do metro quadrado não é o quesito mais importante”, ressaltou. 

O engenheiro também apresentou os seis fatores que precisam ser considerados no planejamento para a execução de um novo empreendimento. São eles: logística, prazo, exigências técnicas, necessidades do cliente, adequação fabril e condicionantes da montagem. Ao longo de sua palestra, ele foi mostrando cases de sucesso do setor que exemplificam cada um desses fatores. 

Especificamente sobre montagem, Livi citou que é fundamental avaliar os equipamentos disponíveis, interferências físicas, limitações legais e se o içamento pode ser caracterizado como não convencional. Ele ainda comentou sobre o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, uma publicação de referência que trata dos aspectos relevantes para um planejamento e execução de montagem assertivos em obras industrializadas de concreto. 

O III Ciclo de Palestras Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas conta ainda em sua programação com a apresentação do engenheiro Marcelo Cuadrado, diretor técnico da Abcic. A palestra de abertura foi feita pela engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.

Para assistir ao vídeo na íntegra, basta acessar o Canal do YouTube da Engenharia Civil do Mackenzie