Prêmio Obra do Ano em pré-fabricados de Concreto - Regulamento

REGULAMENTO PREMIAÇÃO OBRA DO ANO EM PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO

1. ESCOPO

O escopo da premiação é selecionar uma obra, cuja estrutura tenha sido projetada e executada com a adoção de elementos estruturais de concreto pré-fabricado armado e/ou protendido, produzidas em instalações industriais, em conformidade com as definições e requisitos estabelecidos pela ABNT (NBR9062 Projeto e Execução de Estruturas Pré-Moldadas) em sua totalidade, podendo haver interface com outros sistemas construtivos, desde que a participação do pré-fabricado de concreto seja de no mínimo 70% em relação ao todo da estrutura. Serão consideradas todas as categorias de obras nas quais se aplicam o sistema construtivo (edificações e infraestrutura) independente de categoria específica. A obra escolhida serão apresentados e premiados: o arquiteto, o projetista de estruturas e a empresa pré- fabricadora, no dia 30 de Novembro de 2017.

Além da Obra Prêmio do Ano, o Júri poderá definir destaques para o caso de obras que transcendem por vulto, complexidade ou até por serem icônicas quando não houverem outras obras compatíveis inscritas no prêmio.

Poderá também definir a seu critério duas ou três obras que mereçam Menção Honrosa, estas de categoria similar as demais inscritas e avaliadas em relação ao Prêmio do Ano.

 

2. REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES

Somente serão aceitas inscrições de obras que atendam os seguintes requisitos:

  1. As obras devem ter sido executadas e estarem prontas no período compreendido entre o ano de 2013 até a data da inscrição.
  2. Somente serão aceitas obras, cuja estrutura pré-fabricada tenha sido produzida por empresas associadas à ABCIC.

 

3.  INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser feitas pelos projetistas da arquitetura ou estrutura, ou pela própria empresa pré-fabricadora.

Os projetistas podem ser subcontratados, terceirizados ou funcionários das próprias empresas pré-fabricadoras, modalidades compatíveis com o mercado.

Junto ao formulário de inscrição deverá constar uma descrição em folha A4 (limitada à, no máximo 4 folhas, arquivo PDF), a respeito da concepção arquitetônica e sistema estrutural podendo conter figuras explicativas de detalhes específicos.

Devem ser encaminhadas no máximo 5 fotos da obra, contemplando obrigatoriamente a fase de montagem, sendo pelo menos duas fotos da estrutura e da obra acabada em alta resolução com aproximadamente 3mb.

Recomenda-se atentar para os requisitos do prêmio, lembrando que facilita a avaliação dos jurados descrições e imagens que possam leva-los em consideração. Perguntas tais como: Qual o maior desafio deste projeto? Da execução? Tecnologias levadas em consideração durante a produção ou a montagem, soluções diferenciadas. É importante lembrar que a qualidade da descrição de forma clara, objetiva mas com foco facilita a visão do júri.

As inscrições deverão ser enviadas para o e-mail abcic@abcic.org.br até a data limite de 7 de novembro aos cuidados da Sra. Maira Porto, no corpo do email deverá estar claramente identificado o nome do responsável pela inscrição bem como os telefones e email para contato.


4. COORDENAÇÃO, COMISSÃO JULGADORA E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DAS OBRAS

A Coordenação do prêmio será realizada pela ABCIC, Eng. Íria Lícia Oliva Doniak, Presidente Executiva da entidade.

A comissão julgadora composta pelo Arquiteto e Professor Paulo Eduardo Fonseca de Campos (FAU/USP), pelo Engenheiro e Professor Augusto Carlos Vasconcelos (ABCIC/ABECE e IBRACON), pelo Engenheiro Roberto Falcão Bauer (IFBQ), pelo Engenheiro Afonso Mamede (SOBRATEMA) e pelo Engenheiro Hugo José Ribas Branco (Revista Grandes Construções).

As obras serão avaliadas seguindo critérios de:

  • Originalidade: Soluções inéditas, complexidade ou extrema simplicidade das soluções adotadas, viabilidade de industrializar em concreto.
  • Interface arquitetura e estrutura: Solução dada para atender as necessidades da arquitetura levando em consideração os aspectos de estética, forma e função.
  • Inovação: Soluções Inovadoras, tais como uma ligação entre elementos inédita, ou que facilitou a execução, inovação nos processos de produção, importante destacar estes aspectos na descrição da obra que vai anexa ao processo de inscrição.
  • Versatilidade (usos futuros) : Grau de reaproveitamento da estrutura findo o seu uso para o uso específico para o qual foi projetada.
  • Facilidade de execução: No que diz respeito a montagem (as imagens da obra) durante esta fase e descrição devem traduzir tipos de equipamentos adotados, soluções de logística levando em consideração o local da obra, acessos, tamanho do terreno ,etc..

Permeando todos os critérios acima descritos a qualidade e sustentabilidade serão aspectos sob análise durante a avaliação .

5. CRONOGRAMA                    

Inscrições: 11/10 a 07/11/2017
Julgamento: 13/11 a 17/11/2017
Divulgação dos resultados: até 20/11/2017
Premiação: 30/11/2017

6.  DISPOSIÇÕES GERAIS

O concorrente autoriza que sejam utilizadas as imagens da obra e da cerimônia de premiação bem como informações em divulgação posterior a realização do concurso e a qualquer tempo em que o organizador deste venha a produzir com objetivo de difundir a pré-fabricação em concreto no Brasil ou no âmbito internacional, através de matérias, publicação em periódicos, folders ,newsletters eletrônicas, livros ou vídeos.

A proposta da premiação tem caráter institucional, visa difundir o uso do concreto pré- fabricado e o reconhecimento de profissionais engenheiros e arquitetos cujos trabalhos têm sido direcionados para o setor, não envolvendo valores monetários em espécie ou prêmios concedidos diretamente pela ABCIC.

O presente concurso terá como prêmio o reconhecimento público da obra durante o evento de encerramento das atividades Abcic 2017.

A cobertura da premiação será realizada pela Revista Grandes Construções, pela Revista Concreto & Construções do IBRACON e pela Revista Industrializar em Concreto da própria ABCIC apoiadoras oficiais de mídia do prêmio. Além de outras revistas ou periódicos convidados a participarem do evento de premiação pela assessoria de imprensa da Abcic. Não havendo portanto ,exclusividade em sua cobertura.

7.  OFERECIMENTO

A MC Bauchemie, empresa patrocinadora do evento no qual a Obra Prêmio do Ano é divulgada, oferece uma viagem à Alemanha, à indústria da estrutura pré-fabricada ou fachada ,executora da obra premiada. O prêmio será concedido à empresa que poderá dispor do mesmo para um colaborador ou prestador de serviço, cuja atividade esteja correlacionada com o tema do MC Fórum.

Caso haja mais de uma empresa vencedora Obra Prêmio do Ano, o prêmio será destinado a empresa que tiver produzido o maior volume de concreto (m3). Em caso de empate as empresas poderão definir por sorteio que se realizará em horário marcado nas dependências da Abcic ou definirem consenso o profissional de destaque naquela obra.

Detalhes fornecidos pela MC:

A programação da viagem acontece todos os anos entre setembro e outubro para o evento MC Forum VIP que tem um cunho técnico, sob o tema “Tendências da Tecnologia de Aditivos para Concreto”. Realizado na Sede da MC Bauchemie na cidade de Bottrop.

Período: 01 semana com saída na sexta-feira
Programação:
04 palestras técnicas
01 demonstração técnica
01 Visita técnica à Fábrica MC Bauchemie
02 a 03 visitas técnicas externas

Obs: Estão incluídas as passagens aéreas ida e volta para o período e evento acima indicado, hospedagem, deslocamentos dentro da programação estabelecida e alimentação.

Contatos

Maira Porto
(11) 3763-2839
Email: abcic@abcic.org.br





 

 

 

Patrocinadores

Apoio Institucional

 

Realização

 

 

Sobre o Prêmio

O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto foi criado com o objetivo de prestigiar, anualmente, as empresas pré-fabricadoras e os profissionais arquitetos e engenheiros projetistas que têm utilizado esse sistema construtivo em seus projetos - Leia mais

Inscreva-se



Datas

Inscrições: 11/10 a 07/11/2017
Julgamento: 13/11 a 17/11/2017
Divulgação dos resultados: até 20/11/2017
Premiação: 30/11/2017