Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Abcic lança Manual de Montagem no Concrete Show 2019

A Abcic fará o lançamento do Manual de Montagem das Estruturas Pré-Fabricadas de Concreto no dia 15 de agosto, durante o  Seminário Montagem das Estruturas Pré-moldadas de Concreto, no Concrete Show 2019. Todos os participantes do evento receberão um exemplar da publicação. Outra maneira de adquirir um exemplar é através da Oficina de Textos, que disponibilizará o Manual para comercialização em seu site e em seu estande no Concrete Show, com valores promocionais de lançamento.

O Manual de Montagem contou com a coordenação técnica da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic e a colaboração de três engenheiros especialistas no tema, autores dos capítulos: Francisco Celso, Luiz Livi e Mairon Goulart. “O Manual será um balizador e uma ferramenta importante para as operações envolvendo a montagem das estruturas pré-fabricadas de concreto, ao oferecer uma visão integrada de todo o processo nas interfaces com a comercialização, projeto e produção das estruturas, bem como apresentar os princípios elementares das atividades inseridas neste processo de forma detalhada e em linguagem acessível, a fim de que possa transmitir o conhecimento não somente em atividades de capacitação das equipes, mas também ser utilizado efetivamente no dia a dia nos canteiros de obras que adotam o sistema por todos os responsáveis na montagem”, afirma Íria. 

Com sete capítulos, o Manual destaca a montagem dos itens mais usuais das estruturas como pilares, vigas, lajes alveolares e duplo T, telhas de concreto protendido tipo W e painéis de fachada. O primeiro capítulo trata do planejamento de montagem. O segundo capítulo aborda as etapas de carga e descarga dos elementos constituintes da obra. Na sequência, traz as operações que ocorrem na fase de montagem no canteiro.

No quarto capítulo, os leitores poderão receber informações sobre as tolerâncias de montagem das peças. Logo após, são trazidas as considerações de projeto relativas às estruturas industrializadas de concreto, apontando as particularidades das estruturas pré-fabricadas do ponto de vista de projeto e que influenciam o processo de montagem. O sexto capítulo detalha os aspectos relativos à segurança do trabalho na montagem no que se refere a aspectos como treinamento de pessoal, uso de equipamentos adequados, e exigências de normativas como a NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos e NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.  Por fim, o sétimo capítulo explana sobre as ferramentas de gestão da montagem e qualidade.

O Manual contou como uma comissão de validação de seu conteúdo, formada por entidades parcerias da Abcic: Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), Trabalho e Vida e Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), que avaliaram, respectivamente, os capítulos específicos sobre montagem, segurança e projeto. Essas instituições juntamente com Diretor Técnico da Abcic, Marcelo Cuadrado, e o professor Marcelo Ferreira, coordenador do Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto da Universidade Federal de São Carlos (NETPRE/UFScar), fizeram as considerações finais em relação ao seu conteúdo. 

Além dessas entidades, o Manual de Montagem conta com o apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Associação Brasileira da Indústria de Materiais da Construção (Abramat), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), Serviço Social da Construção (Seconci), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (Sinaprocim) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

Já o patrocínio foi realizado pelas seguintes empresas do setor: Cassol Pré-Fabricados, Incopre Indústria e Comércio, Leonardi Construção Industrializada, Marna Pré-Fabricados, Premodisa Construção Pré-Fabricada, Rotesma e T&A Pré-Fabricados, e pelos fornecedores Bianchi, MC-Bauchemie e nVent. 

Confira a matéria completa na Edição 17 da Revista Industrializar em Concreto

 

Adquira o “Manual de Montagem das estruturas pré-moldadas de concreto” com preço promocional durante a Concrete Show no estande da Oficina de Textos, Estande Oficina de Textos, número 6-52.

 

 

 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!