Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Livros Técnicos

Livros

A ABCIC edita, apoia e patrocina a publicação de livros técnicos para difundir o conhecimento, a aplicação e os benefícios da pré-fabricação de concreto e para auxiliar os profissionais em questões técnicas ligadas ao segmento.

Manual de montagem das estruturas pré-moldadas de concreto - Impresso

O Manual de Montagem das Estruturas Pé-Moldadas de Concreto é um manual de boas práticas, que possibilita a todos os envolvidos com o sistema construtivo, clientes, projetistas, supervisores, técnicos, trabalhadores da construção civil, entre outros públicos, a se aprofundarem em importantes aspectos que envolvem esta do processo de execução. Além disto trata-se de uma ferramenta prática, com abordagem simples e didática para ser usada efetivamente do dia a dia de trabalho nos canteiros de boras em colaboração com a normalização existente.

 

Pontes de concreto: com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados

Pontes de concreto, com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados apresenta, na primeira parte, os conceitos básicos sobre pontes e suas partes, as ações que atuam nelas, os sistemas estruturais que as suportam, as seções transversais e os apoios. Na segunda parte, apresenta e explica as aplicações do concreto pré-moldado em pontes, seja na superestrutura, na infraestrutura, em pontes enterradas ou em pontes em arco. O mesmo conhecimento também pode ser aplicado para outros sistemas estruturais. Na terceira parte do livro, textos escritos pelo autor e contribuições de professores e engenheiros convidados aprofundam e enriquecem o conteúdo apresentado nas duas partes anteriores, com temas avançados e alternativas construtivas ainda pouco comuns no Brasil. Repleto de exemplos e case histories reais, ilustrações, explicações passo a passo dos cálculos e exemplos numéricos, Pontes de concreto, com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados é fruto de mais de 30 anos de experiência do autor e uma referência obrigatória para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de Engenharia Civil.

 

Concreto pré-moldado - Fundamentos e aplicações

Mounir Khalil El Debs

Após 17 anos a obra recebe uma nova edição revigorada e ampliada. Traz a última atualização da principal norma brasileira sobre o assunto, a NBR-9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado. Além da atualização técnica, no decorrer do período ganharam importância novas questões, como as relacionadas à sustentabilidade. Com mais de 400 páginas, o livro está dividido em 4 partes e 13 capítulos, compreendendo desde os fundamentos do concreto pré-moldado, prosseguindo pelas aplicações em edifícios, pontes e outras construções civis e completando com os elementos de produção especializada. Na última parte são apresentados anexos, que entre outros assuntos, incluem exemplos numéricos.

 

 

Manual da Construção Industrializada – Conceitos e Etapas. Volume 1: Estrutura e Vedação

Coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e fruto de um esforço coletivo desenvolvido por um grupo de trabalho da Construção Industrializada, o Manual tem como objetivo disseminar o uso de sistemas industrializados na construção civil brasileira. Esta primeira edição aborda os conceitos e as etapas envolvidas na construção industrializada, com atenção especial para planejamento e contratação. Cobre ainda a caracterização e a descrição dos sistemas construtivos industrializados, com o foco nos elementos e sistemas de estrutura e vedação.

 

Manual técnico: estacas pré-fabricadas de concreto - 2ª ed.

O manual trata dos assuntos mais importantes para os profissionais de toda a cadeia da engenharia civil. O principal destaque é o capítulo "Principais Características Técnicas e Aspectos Normativos", que traz informações sobre a norma ABNT NBR 6122 Projeto e Execução de Fundações. Outros capítulos da obra abordam as seções das estacas pré-fabricadas e suas características técnicas, os procedimentos para aplicação das estacas pré-fabricadas de concreto, os critérios para avaliação de eventuais fissuras/trincas que podem aparecer nas estacas e os métodos de ensaio para a determinação da integridade das estacas.

 

Estruturas Pré-Moldadas no Mundo - Impresso

Este livro divide-se em duas partes: a primeira aborda algumas aplicações de estruturas pré-moldadas no mundo e a segunda descreve o seu comportamento estrutural diante de diferentes ações. Nos primeiros capítulos relata-se a experiência da pré-fabricação em três países: Brasil, Portugal e Austrália e revelam-se novas oportunidades que poderão surgir para a indústria da pré-fabricação. Nos capítulos seguintes dá-se um especial enfoque à investigação do comportamento das ligações (rígidas e semirrígidas). E por fim, os últimos capítulos trazem ao comportamento das estruturas pré-fabricadas ante aos abalos sísmicos.

 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!