Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Abcic lança nova edição da Revista Industrializar em Concreto

Já está disponível para leitura no site oficial a edição 21 da Revista Industrializar em Concreto. A matéria de capa ressalta a sinergia entre a industrialização em concreto e a arquitetura contemporânea para o desenvolvimento de projetos e construções inovadores. 

Nesse sentido, uma das obras citadas é o Parque da Cidade, que está no escopo de outras matérias publicadas nesta edição: na cobertura do Webinar Boas prá¬ticas em SST em obras industria¬lizadas com uso de pré-moldados de concreto, promovido pelo do Instituto Trabalho e Vida, com apoio e patrocínio da Abcic, e na reportagem que engloba três eventos importantes do setor – ENECE, Concrete Show e Seminário Tecnologia de Estruturas, realizados, respectivamente, pela Abcece, Informa Markets e Sinduscon-SP.

A revista conta ainda com informações sobre o Evento de Final de Ano, promovido pela Abcic, no dia 2 de dezembro, para seus associados. A matéria trata dos pontos principais abordados pela economista Ana Maria Castelo e pelo empresário Luciano Pires bem como as avalições de Guilherme Philippi e Íria Doaniak, da Abcic. 

Já o entrevistado desta edição é o presidente a partir de 2021 da fib, o engenheiro japonês Akio Kasuga, que esteve no Brasil, em 2016. Ele salienta a importância da pré-fabricação em concreto e da sustentabilidade para o setor da construção. 

A seção De Olho no Setor apresenta uma reportagem sobre tecnologia, inovação, digitalização, indústria 4.0, industrialização em concreto no âmbito da Smart.Con, evento da Messe München com apoio da Sobratema, que tem a participação de Íria com membro do Advisory Board. 

O artigo técnico publicado é de autoria do mestrando da Universidade Federal de São Carlos, Fabrício André Nogueira Reis, e do professor da UFSCar, Marcelo de Araújo Ferreira, e apresenta um estudo de viabilidade econômico-financeira da aplicação do concreto pré¬-moldado na construção de reservatórios apoiados , com¬parando-o com análise da utilização de estruturas de concreto moldado no local.

Por fim, a colunista Ana Maria Castelo fala ainda sobre a conjuntura econômica da construção civil e Claudio Castilho, sócio diretor da Engemolde,  faz sua avaliação como empresário do setor. 

Para acessar a nova edição da Revista Industrializar em Concreto, clique neste link