Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Com auditório lotado, 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado reitera a importância da integração entre academia e a cadeia de valor

O 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado foi um grande sucesso. Quase 200 engenheiros, arquitetos, empresários, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação participaram do evento, promovido pela Abcic, nos dias 4 e 5 de junho, no auditório da Marka, em Brodowski (SP). 

“Desde a última edição, em 2013, houve diversas realizações nos contextos da academia, da indústria, e nos projeto, mas não foi possível ter uma visão integrada das três áreas, pois não havia um encontro que reunisse todos esses importantes players do setor de forma unificada. Desse modo, a promoção da quarta edição do PPP possibilitou compreender os níveis em cada uma dessas áreas, resultando no levantamento de debates fundamentais para a evolução da cadeia de valor. Quando se tem uma visão sistêmica, podemos aferir de modo mais assertivo as decisões estratégicas e os caminhos a serem seguidos”, afirmou engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, que exerceu a coordenação geral do evento. 

Para João Carlos Leonardi, vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic, a pré-fabricação de concreto é o sistema que consegue dar as melhores respostas às demandas do mercado, em relação à velocidade, qualidade, segurança, estética e, um ponto fundamental, a sustentabilidade. “A industrialização está na moda? Isso não é por acaso. O evento e cada um de vocês que estão neste encontro comprovam essa realidade, que é resultado de muito trabalho, dedicação e persistência e também uma certa dose de resiliência para se levantar em muitos momentos”, destacou.

O encontro ressaltou a importância da integração entre a academia e a cadeia de valor do pré-fabricado de concreto - indústrias, fornecedores, escritórios de arquitetura e escritórios de projeto estrutural - para o desenvolvimento tecnológico e técnico do setor.

“Fiquei muito contente pelo regaste do evento e pelo nível que foi apresentado. Por um lado, a academia tem a responsabilidade de oferecer suporte para a produção. Por outro, precisamos conhecer os desafios do setor produtivo para dar essas respostas. É perfeitamente viável casar esses dois segmentos”, afirmou o professor Mounir Khalil El Debs, coordenador técnico do 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado. Para ele, promover o evento bienalmente, significa estreitar ainda mais esses laços, pois há material e interesse de ambos os lados, além do que a realização do encontro na indústria foi um grande acerto. 

Nesse sentido, Carlos José Martins Tavares e Noé Marcos Neto, diretores da Marka, acreditam que ações como o encontro fortalecem o setor, reunindo passado, presente e futuro, por isso aceitaram prontamente o convite da Abcic para realizar a quarta edição em sua sede. Eles ainda fizeram uma referência ao professor Mounir e as três edições anteriores do PPP.

A programação contou duas palestras magnas, do engenheiro Eduardo Júlio, professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, e do arquiteto Paulo Eduardo de Fonseca Campos, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com três painéis que debateram os assuntos: “Pesquisa, “Normalização e projeto” e “Cases da indústria” (produção) e a tradicional mesa redonda que avaliou os conteúdos trazidos ao longo do evento e enfatizou como a integração entre a cadeia de valor e a academia elevam a competitividade da industrialização da construção em concreto, fomentando o crescimento sustentável. 

O professor português se surpreendeu com a qualidade do evento e a participação efetiva e contundente da Abcic. “Vocês conseguem ter indústria, academia, projetistas, projeto  e a normalização. E, tudo isso bem feito. Estou impressionado”, enfatizou. Já Campos salientou o fato de ter sido o momento preciso para a retomada do encontro para mostrar o estado da arte da pré-fabricação em dose concentrada, ou seja, todos os avanços do setor.

Outros destaques foram o coquetel em celebração aos 20 anos do NETPre da UFSCar, a visita à fábrica da Marka e o anúncio da internacionalização do evento, que acontecerá em Portugal, em 2027, e encontros regionais, nos intervalos das edições.

A cobertura completa do 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado estará na próxima edição da Revista Industrializar em Concreto

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!