Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Comissão estabelece data limite para sugestões de revisão da ABNT NBR 6118

O dia 31 de dezembro de 2020 é a data limite para o acolhimento de sugestões que serão incorporadas na próxima revisão da ABNT NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos, com publicação prevista em 2021. As sugestões enviadas após essa data serão recebidas pela comissão, porém analisadas e deliberadas na revisão seguinte. 

Esta decisão foi tomada na última reunião realizada pela CE-002:124.15 - Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto - Projeto e Execução do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02), que conduz todo o processo de revisão da ABNT NBR 6118:2014 Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos.

Sob a coordenação da eng. Suely B. Bueno, e tendo como secretário o eng. Alio Kimura, a comissão é formada por dezenas de participantes que estão empenhados em analisar e discutir as sugestões e documentos recebidos e cadastrados que servirão de subsídio para a formatação da nova norma.

Fruto de intenso trabalho desta comissão, com apoio fundamental da ABECE, a ABNT NBR 6118:2014 foi reconhecida pela ISO (International Organization for Standardization) como norma de padrão internacional pela ISO/TC71 por atender aos requisitos da ISO 19338 - "Performance and assessment requirements for design standards on structural concrete", documento que estabelece os parâmetros mundialmente aceitos para as normas de projeto de concreto estrutural, conferindo aos projetos baseados em suas determinações a oportunidade de serem aceitos em todo o mundo.

Matéria publicada na Abece