Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 176º Newsletter Edição Especial 168

Iniciamos nossas atividades com o Abcic Networking XX — realizado após a Reunião do Conselho Estratégico e a Assembleia Geral —, que trouxe um tema de fundamental importância para o nosso setor: a reforma tributária. Além disso, o evento marcou o lançamento do Caderno de Dados Setoriais, com a apresentação inédita da Sondagem de Pré-Fabricados de Concreto, pela economista Ana Castelo, da FGV, e da palestra sobre o Modern Construction Show, cuja segunda edição acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro, no Distrito Anhembi.

Durante o encontro, destacamos nossa agenda para este ano, incluindo o 2º SEMPRE – Seminário de Pré-Moldados de Mato Grosso do Sul, marcado para os dias 26 e 27 de março, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS). Será uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o nosso sistema construtivo e de promover o relacionamento entre empresas e profissionais. Por isso, convidamos a todos a estarem presentes no evento.

Minha coluna na revista Negocio & Construcción apresenta uma reflexão sobre como a engenharia do concreto e a pré-fabricação são essenciais para promover o equilíbrio entre resiliência e sustentabilidade na construção civil, em um mundo cada vez mais complexo. Estive presente, juntamente com o arquiteto Fernando Canova, coordenador de Projetos Especiais da Abcic, na reunião do movimento Construção é Mais, que contou com a participação de dirigentes de outras entidades empresariais representativas de diversos segmentos da indústria da construção, com o objetivo de avaliar o cenário de 2026 e alinhar iniciativas conjuntas para fortalecer o setor e estimular o desempenho positivo das empresas.

Uma matéria publicada na IstoÉ Dinheiro mostra os impactos da falta de mão de obra na construção civil e aponta a pré-fabricação como uma das estratégias para superar esses desafio. O presidente da CBIC, Renato Correia, avaliou que o setor pode ter uma retomada gradual neste ano, apesar dos juros elevados. Em dezembro, a indústria fechou 104.077 empregos no país. Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) da Indústria da Construção variou 0,2 ponto, alcançando 48,6 pontos em janeiro de 2026, não revertendo a queda registrada na passagem de novembro para dezembro de 2025.

Outras matérias em destaque na newsletter são a pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a consultoria DEEP ESG, sobre a emissão de gases de efeito estufa pela construção civil no Brasil; a importância da Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB) para ampliar o acesso ao crédito verde; a divulgação do Termômetro Abramat sobre investimentos no setor em 2026; e a avaliação de como o desempenho ao fogo limita a aplicação do UHPC.

Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!