Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 23º Newsletter - Edição Especial 15

Prezados Associados,

A newsletter traz notícias positivas para a economia e para o setor da construção. Em primeiro lugar, o mercado financeiro prevê uma queda menor para a economia nacional deste ano, passando de 5,95% para 5,77%. O índice estimado ainda é bastante significativo. Contudo, um ajuste positivo sempre mostra uma certa esperança quanto à desaceleração da crise. Além disso, houve o adiamento do pagamento de tributos e obrigações acessórias neste período de pandemia.

Para o setor da construção, houve também a avaliação do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o segmento pode ter um boom em decorrência da atual taxa de juros. Segundo ele, a contratação de cinco mil pessoas já é um indicativo do processo de retomada. Outra informação é que a Sondagem da Construção, da CNI, mostra que a confiança e expectativas dos empresários melhoraram. Ademais, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, confirmou à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que projetos importantes para o país estão em andamento, como a Reforma Tributária e o Licenciamento Ambiental. 

Outra informação importante é que o mês de junho elevou o otimismo do mercado imobiliário, devido a taxa de juros e as propostas atrativas de financiamento, com isso especialistas desse setor analisam que a área pode ter um balanço positivo em 2020. 

Por fim, gostaria de convidá-los para ler a nova edição da Revista Industrializar em Concreto, que está com um novo projeto gráfico e com conteúdos relevantes para nosso setor, mostrando como estamos prontos para atender todas as demandas de projetos e obras, com tecnologia, qualidade, inovação e sustentabilidade. 

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva