Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 29º Newsletter - Edição Especial 21

Prezados Associados,

Na newsletter desta semana, trazemos uma avaliação da Fundação Getulio Vargas em parceria com o Sinduscon-SP sobre a retração na atividade econômica brasileira perante ao cenário global. A conclusão foi que quase todos os países também registraram quedas históricas e que a crise não atingiu o Brasil com intensidade mais grave que a média mundial. 

Sobre o mercado da construção, o mês de agosto encerrou com uma série de dados positivos sobre varejo da construção, empresários do setor e consumidores. A intenção de compra no mercado imobiliário está praticamente equivalente ao cenário pré-coronavírus, segundo estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica. Além disso, o relatório da Abrainc mostra que houve um crescimento de 10,5% nas vendas de imóveis no segundo trimestre de 2020.

Em termos de tecnologia, o destaque é o acordo de cooperação técnica da Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola Politécnica, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). Ele prevê a concepção, elaboração de projeto, construção e operação, em regime multiusuários, do primeiro espaço cooperativo de inovação e construção digital de base industrial do Brasil, o Hubic. Ademais, uma matéria do Massa Cinzenta traz oito novos tipos de concreto, que prometem se evidenciar na próxima década. 

Por fim, o governo federal encaminhou à Câmara dos Deputados a proposta de reforma administrativa. O texto foi enviado pessoalmente pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, ao presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).   

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva