Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 30º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 22

Prezados Associados,

Um dos assuntos que está em discussão no setor da construção é o preço dos materiais da construção, que subiu fortemente durante a pandemia da Covid-19. Por conta dessa alta de valores, a CBIC entregou ao Governo um documento com evidências sobre os abusos no aumento desses preços, com demonstrativo de causas e consequências para os aumentos e para o desabastecimento. Um dos resultados pode ser o risco de uma redução significativa no número de lançamentos de imóveis neste segundo semestre.

Também destacamos nesta newsletter, três matérias relacionadas à tecnologia. A primeira fala sobre a importância da digitalização no setor da construção. Por outro lado, a segunda traz uma pesquisa que aponta que o BIM já vem sendo utilizado na indústria da construção, mas tecnologias mais avançadas ligadas à Construção 4.0 ainda são incipientes no setor. Já a última ressalta que a tecnologia de aprisionamento de CO2 tem atraído a atenção de grandes empresas e investidores. 

Uma informação positiva está ligada ao setor de infraestrutura, cujo orçamento cresceu em 4% neste ano, mesmo diante da crise econômica e que o Ministério dessa área está fazendo uma revisão para revogar atos que não estão mais válidos. Por fim, há a expectativa de um PIB positivo neste terceiro trimestre, conforme avaliação do Ministério da Economia.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva