Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 32º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 24

Prezados Associados,

Na semana passada, trouxemos indicadores positivos referentes à indústria. E, no setor da construção não é diferente. A FGV divulgou que a Sondagem Nacional da Construção registrou uma alta no Índice de Confiança da Construção (ICST) em setembro, alcançando 91,5 pontos.  Já a CNI relatou que a atividade na indústria no setor voltou a crescer em agosto. 

Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas de poupança chegaram a R$ 11,7 bilhões em agosto de 2020. Isso significa uma elevação de 8,3% em relação a julho e de 74,7% comparativamente a igual mês de 2019. Esse volume financiado foi o maior, em termos nominais, na série histórica iniciada em julho de 1994. Para 2021, os especialistas também enxergam um ciclo de crescimento sustentado de vendas e lançamentos no segmento.

Nesta newsletter também trazemos a informação da FGV que os custos do setor da construção subiram devido ao aumento dos preços dos insumos; e duas iniciativas promovidas pela CBIC. A primeira trata-se do processo de reequilíbrio equilíbrio econômico-financeiro de contratos. Já a segunda trouxe uma avaliação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, sobre as questões básicas para ajudar na retomada da economia: necessidade de reformas, de segurança jurídica e diminuição da burocracia.

Por fim, lembramos que a ABNT comemorou 80 anos de trajetória bem-sucedida. A ABCIC tem uma grande parceria com a entidade, atuando nas Comissões de Normalização no segmento do pré-fabricado de concreto e nas áreas relacionados ao nosso setor. Na segunda-feira, dia 28 de setembro, a Bachiana Filarmônica Sesi-SP com o Maestro José Carlos Martins promoveu uma live em celebração ao aniversário da ABNT. Participei desse evento representando a Abcic. Gostaríamos de parabenizar a ABNT, o Sesi e o maestro que nos proporcionaram um excelente início de semana.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva