Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 35º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 27

Prezados Associados,

Um novo levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) aponta mais uma vez a importância da construção civil para a retomada da economia. Entre janeiro e agosto desde ano, o setor gerou 58.464 novas vagas com carteira assinada, sendo junto com o agronegócio, os dois únicos segmentos com resultados positivos no período. 

Além disso, o setor imobiliário já espera crescimento neste ano. As vendas na capital paulista, por exemplo, estão se recuperando em ritmo acelerado. Em agosto, elas foram 46% maiores que em julho e 44% maiores que no mesmo mês de 2019.

Outra área que também revisou os dados foi a de materiais para construção. Em setembro, o faturamento das indústrias de materiais de construção manteve a recuperação. Com isso, a Abramat espera um decréscimo de 2,8% neste mercado, significativamente melhor que a diminuição de 7% projetada no auge da crise trazida pela Covid-19.


Preocupa o setor a medida do governo de SP que requer aprofundamento. A questão principal é o aumento de impostos por decreto que na ótica do jurídico é inconstitucional.  

Por fim, a 20ª edição da revista Industrializar em Concreto está disponível para leitura no site oficial. A publicação traz um cenário atual do desenvolvimento do nosso setor em termos de qualidade, segurança, sustentabilidade e tecnologia. Vale a pena conferir.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva