Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 37º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 29

Prezados Associados,

A newsletter desta semana traz muitas informações sobre a perspectiva positiva para o setor da construção em 2021. Em primeiro lugar está o emprego, que em setembro criou novos postos de trabalho da ordem de 45 mil. Com isso, nos nove meses do ano, o setor respondeu por mais de 102 mil novos empregos com carteira assinada. A Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra a retomada da indústria de construção civil em setembro, com o índice de evolução do número de empregados chegando a 50,1 pontos no mês.

Outro índice importante é a venda de imóveis no país. Dados da Abrainc apontam que o setor comercializou 13.156 unidades habitacionais em agosto, o que indica uma alta de 58,9% em comparação com o mesmo período em 2019. Foi um novo recorde da série histórica do Indicador desde maio de 2014. Além disso, a carteira da habitação da Caixa Econômica Federal alcançou, em outubro, a marca de R$ 500 bilhões de crédito imobiliário, abrigando 5 milhões e 600 mil contratos de famílias, com financiamento ativo neste momento.

Já na área de infraestrutura, os três primeiros leilões realizados após a sanção do novo marco legal do saneamento básico mostram o sucesso do modelo de participação privada no setor. No total, mais de 20 grupos participaram das licitações realizadas em Alagoas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Além disso, o Senado confirmou a decisão dos deputados e derrubou nesta quarta, dia 4, o veto presidencial que impedia a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia até 2021.

Por fim, trazemos as perspectivas da economia na visão da FIESP e a avaliação do ConstruCarta do Sinduscon-SP. Ademais, o ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou a importância da construção civil para o país e disse que o governo pode derrubar a tarifa de importação de materiais de construção, que tiveram aumento durante esse período da crise sanitária.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva