Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 42º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 34

Prezados Associados,

A respeito de duas iniciativas recentes da Abcic, a realização do evento de final de ano para associados, e o apoio e patrocínio ao webinar do Instituto Trabalho e Vida, estamos disponibilizando os vídeos para reassistir as apresentações. Tanto a palestra da economista Ana Castelo  como as palestras dos especialistas sobre saúde e segurança do trabalho estarão em nosso website.

Uma das preocupações atuais do mercado da construção está na questão de insumos e materiais que são essenciais para as obras. A alta dos preços pode ser comprovada pelo Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que subiu novamente em novembro. No acumulado dos onze meses do ano, essa elevação é de 7,71%. Já os materiais e equipamentos aumentaram quase o dobro desse percentual, registrando no período 16,7% de crescimento. 

Ainda sobre os dados do setor, o IBGE mostrou que o PIB da Construção no terceiro trimestre cresceu 5,6% ante ao trimestre anterior, porém em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, ainda apresenta uma queda de 7,9%. Já o setor imobiliário, segundo a Brain Inteligência Estratégica, apresenta recuperação em “V”, ou seja, uma alta intensidade de recuperação após uma queda brusca. Hoje, setor tem estoque para apenas 10 meses – o menor da década.

Trazemos ainda duas matérias sobre o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que tratam das perspectivas de mais investimentos pela Caixa Econômica Federal no próximo ano e a importância da aprovação das reformas pelo governo. A cobertura do evento bem como a divulgação dos vencedores do Prêmio Sustentabilidade estará na próxima edição da Revista Industrializar em Concreto. 

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva