Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 47º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 39

Prezados Associados,

Nesta primeira newsletter do mês de fevereiro, trazemos alguns dados que reforçam a importância do setor da construção para a economia, como é o caso da geração de empregos. Ano passado, nosso segmento foi o que mais apresentou novas vagas de trabalho, superando a indústria e o agronegócio. Outra informação relevante foi a movimentação em financiamentos imobiliários que cresceu acima de 50% em relação a 2019.

Entretanto, alguns indicadores neste inicio do ano relevam cautela não apenas na construção, mas também na confiança da indústria. Um exemplo é o Índice de Confiança da Indústria medido pela FGV, que obteve, em janeiro deste ano, sua primeira queda depois de oito meses de alta. 

Em relação a macroeconomia, a FGV faz uma avaliação sobre a manutenção da taxa de juros a 2% e a indicação de que o mercado financeiro vislumbra uma recuperação em “W”, por conta da segunda onda da Covid-19 que acarretará impactos em todo o país.

Na semana passada, participei juntamente com o Guilherme Philippi, Presidente do nosso Conselho Estratégico, de um evento organizado pela CBIC, que tratou da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que foi aprovada pelo Congresso em dezembro de 2020 e aguarda ainda sanção presidencial. Já na área técnica, trazemos os números da normalização no país, incluindo a construção, em um trabalho realizado pela CBIC. Finalmente, no setor de infraestrutura, um artigo assinado pelo presidente do Instituto de Engenharia detalha a importância dessa área para o país.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva