Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 50º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 42

Prezados Associados,

A CBIC divulgou um levantamento feito com empresas do setor da construção que comprovam a continuidade do aumento do preço de materiais e o desabastecimento de insumos. Entre os entrevistados estavam as indústrias de nosso setor, uma vez que a pesquisa foi realizada com o apoio da Abcic. Esse trabalho é importante para que ações sejam feitas em conjunto para amenizar os impactos em toda a construção. Outra ação da nossa entidade foi a participação em um Manifesto para promover ações para a recuperação da economia.

No setor imobiliário, por exemplo, a CBIC avalia que pode haver a paralisação de empreendimentos por conta das incertezas causadas pelos aumentos e pela falta de insumos. Outra questão que também está sendo estudada é o reequilíbrio dos contratos, uma vez que há um impacto econômico-financeiro pela alta dos custos provocados pelos insumos. 

Ainda na área imobiliária, ano passado, houve uma queda de 17,8% no número de lançamentos, na comparação com 2019. No mesmo período, o número de imóveis novos (apartamentos) vendidos subiu 9,8%. Mas, para a Brain Inteligência Estratégica, a expectativa é que neste ano bata-se o recorde de financiamentos de imóveis e de lançamentos. 

A newsletter desta semana trata de conjuntura econômica, por meio do Boletim Marco Visão, publicado pela FIESP, com os dados macroeconômicos, e por meio do ConstruCarta, divulgado pela Fundação Getulio Vargas e pelo Sinduscon-SP, que traz uma avaliação sobre a inflação e a taxa de juros. 

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva