Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 53º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 45

Prezados Associados,

A Fundação Getulio Vargas fez uma avaliação da conjuntura brasileira, apresentando os impactos da pandemia na economia do país, assim como na construção, que recuou 7% no ano, mesmo tendo segmentos dentro da área que alcançaram resultados positivos, como o comércio de materiais, cuja alta foi superior a 10%. A última reunião realizada pelo Conselho Superior da Indústria da Construção, da Fiesp, também apontou alguns cenários neste ano para nosso setor bem como para os desafios que deverão ser enfrentados no âmbito imobiliário e na infraestrutura.

Cobre a questão do aumento dos preços dos insumos, em uma reunião realizada no Sinduscon-SP foi dito que os fornecedores de vergalhão comunicaram às construtoras que farão novos reajustes de preços, de 35% a 37%, a partir de 1º de abril. Contudo, é importante ressaltar que entidades setoriais, como a CBIC, parceira da Abcic, têm buscado um diálogo também com o poder público, por meio da instituição de uma ‘mesa da construção com o governo’, onde já foram tratadas questões referentes ao PVC e ao aço.

Um evento importante realizado na semana passada foi o Summit da Abrainc, que reforçou a importância das reformas tributária e administrativa para o avanço da economia do país bem como a perspectiva positiva para 2021 no setor imobiliário. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, por exemplo, citou que o crédito imobiliário efetivo cresceu 78% nos primeiros dois meses de 2021, em comparação a igual período do ano passado. 

A newsletter desta semana ainda traz uma aplicação grandiosa e interessante do pré-fabricado de concreto na Europa e os esforços que estão sendo feitos para se criar uma norma técnica para o concreto de ultra-alto desempenho (UHPC). Por fim, a revista O Empreiteiro fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a publicação de uma série artigos de profissionais femininas do setor, que contou com nossa colaboração, e a BW Expo, evento de sustentabilidade da Sobratema, divulgou em seu Canal do YouTube a participação de nossa entidade. 

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva