Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 54º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 46

Prezados Associados,

Em uma iniciativa para diminuir a escalada de preços dos materiais de construção e seu impacto nos contratos do setor, a CBIC, juntamente com representantes da cadeia produtiva do aço e entidades representativas dos principais compradores do país, incluindo a Abcic, se reuniu com o Ministério da Economia para propor ao governo a redução do imposto sobre a importação do aço para tentar resolver o problema do desabastecimento

O SindusCon-SP e o Secovi-SP também fizeram essa mesma solicitação ao Ministério da Economia, pedindo a desoneração de tributos federais não somente do aço, mas também do cimento, com base em um estudo feito pela primeira entidade. O estudo aponta ainda outros insumos que poderiam ser desonerados. 

Além disso, o Sinduscon-SP defendeu em um evento online a necessidade de uma Reforma Tributária que reduza a carga tributária sobre a produção e que simplifique o complexo recolhimento dos impostos, estimule a formalidade e aumente a arrecadação, que cresceu às custas de maiores alíquotas e de novos tributos ao longo dos anos. 

Mesmo diante de uma situação desafiadora, a construção civil continua a gerar empregos. Conforme antecipou a economista Ana Castelo, da FGV, durante o Abcic Networking VIII, em janeiro, foram 43.498 novos postos de trabalho com carteira assinada. Esse foi o segundo melhor resultado para janeiro desde o início da série histórica do Caged, em 1992. Ainda no âmbito da FGV, a Fundação apresentou em um evento online da CBIC uma proposta de modernização do INCC.

A newsletter conta ainda com duas matérias internacionais que destacam a importância da industrialização para a retomada econômica e para viabilizar projetos com cronogramas ousados. Por parte da atuação institucional da Abcic, participamos da reunião do Movimento Do Mesmo Lado, que criou o Prêmio Produtividade. E da reunião do Departamento da Indústria da Construção, da Fiesp, que trouxe informações sobre as pautas legislativas de 2021. Também em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a revista chilena Negócio&Construcción trouxe depoimentos de mulheres que atuam no setor da construção e mineração na América do Sul.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva