Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 55º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 47

Prezados Associados,

A queda da confiança do empresário da indústria da construção caiu no mês de fevereiro em decorrência das dificuldades impostas pelo desabastecimento e pelo aumento de preços dos insumos, aliadas à evolução da pandemia e às medidas de restrição à circulação. De 659 empresas que responderam pesquisa, 13,6% indicaram a falta de material como fator limitante.

Por outro lado, uma informação importante trazida pela CBIC é que existe a possibilidade de o governo anunciar uma solução para o financiamento do benefício da suspensão do contrato e da redução de jornada, bem como o diferimento de tributos e de FGTS, assim como foi feito no ano passado.

Além disso, a FIESP em sua pesquisa Cenário Econômico 2021 mantém o cenário de continuidade da recuperação econômica neste ano, com o PIB crescendo 4,0% em 2021, número superior a expectativa do mercado (3,2%). Contudo, acelerar a campanha de imunização no país será fundamental para alcançar esse índice de aumento. 

Outras notícias positivas são a expectativa do crescimento no volume de financiamentos imobiliários deve em 2021 e a série de leilões promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e suas agências vinculadas, no início de abril, com o objetivo de injetar mais de R$ 10 bilhões em investimentos no Brasil. 

Por fim, a Newsletter conta ainda com um artigo assinado por um associado da Abcic sobre cinco tendências que podem impulsionar a construção industrializada no país, a notícia sobre os novos vídeos em nosso site institucional e um artigo sobre os benefícios e a história do pré-fabricado de concreto publicado no portal do Concrete Show.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva