Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 59º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 51

Prezados Associados,

A Presidência da República sancionou duas Medidas Provisórias: a MP 1.045 que retoma o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego (BEM) que permite a empresas a realização de acordos para redução de jornada e salário de funcionários ou a suspensão dos contratos de trabalho, e a MP 1.046, que estabelece flexibilizações temporárias na legislação trabalhista, que poderão ser adotadas pelos empregadores por até 120 dias.

No setor da construção, a FGV divulgou a pesquisa sobre a confiança no segmento referente ao mês de abril e o resultado foi de uma queda, pelo quarto mês consecutivo, alcançando o menor número de pontos desde julho de 2020. A piora do índice está ligada, especialmente, a preocupação quanto à escassez e a elevação dos custos dos principais insumos, além do agravamento da pandemia. 

Por outro lado, o Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M) registrou um percentual menor em abril em comparação ao mês de março. A inflação de 0,95% em abril resulta em um índice acumulado de 5,03% no ano e 12,82%, em 12 meses.

Uma notícia positiva é a reabertura de uma unidade fabril da Gerdau na cidade de Araucária, no Paraná, a partir do segundo semestre, com o objetivo de atender a alta demanda por aço no país. Contudo, a informação sobre a intenção da LafargeHolcim de vender suas operações no Brasil pegou o mercado da construção de surpresa, uma vez que o setor de cimentos está com vendas aquecidas no país. 

Outra informação que preocupa o setor da construção é o corte de verbas destinadas à continuidade da execução dos empreendimentos habitacionais que haviam sido contratados na faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, substituído pelo Programa Casa Verde e Amarela. Isso pode paralisar obras, ocasionar demissões, além de ampliar o déficit habitacional.

A newsletter traz ainda a coluna do Sinduscon-SP, publicada no Estadão, que mostra como o ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) tem sido adotado de forma crescente pelo setor da construção; e uma matéria sobre um método criado por pesquisadores japoneses para o desenvolvimento de concreto sem cimento. Por fim, a Revista CIPA, especializada na área de segurança do trabalho, divulgou uma notícia sobre como a indústria de pré-moldados tem trabalhado para garantir a SST.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva