Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 61º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 53

Prezados Associados,

O IBGE divulgou nesta semana o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que avançou novamente no mês de abril (1,87%), após uma alta em março (1,45%). Com isso, o índice acumulado chegou a 6,81% no ano. A parcela dos materiais teve elevação de 3,14%. Nesse sentido, esse crescimento constante e robusto dos custos de insumos e materiais pode frear o ritmo de novas construções, segundo uma avaliação da CBIC. Aliás, já há um movimento no setor para diminuir a velocidade de novos empreendimentos. Além disso, o Sinduscon-SP promoveu um webinar que mostra que as construtoras já possuem argumentos para reivindicar o reajuste econômico-financeiro de seus contratos de obras, junto aos seus contratantes públicos e privados.

Por outro lado, as vendas de cimento continuam crescendo. Em abril, foram 5,3 milhões de toneladas comercializadas, uma alta de 26,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. No primeiro quadrimestre, o aumento é de 20,8% ante o mesmo período de 2020. Em se tratando desse insumo, o Brasil se destaca em termos de sustentabilidade, tanto é que está sendo considerado uma referência na criação de um Selo de Sustentabilidade mundial no setor. 

O setor da construção também tem trabalhado para derruba os vetos da Lei de Licitações, em especial, três pontos ligados ao licenciamento ambiental, aplicação do critério de melhor técnica em serviços especializados e depósito prévio dos recursos pelo Governo para o avanço das obras.

Na newsletter também trazemos uma reflexão do Sinduscon-SP sobre a falta de dados para retratar o panorama econômico e social do país, o anúncio da Medida Provisória para contratação de bens e serviços na área de engenharia destinado ao enfrentamento da pandemia, e o acordo de cooperação técnica entre a FIESP, ABNT e Ministério do Desenvolvimento Regional para encontrar formas de acelerar os processos e reduzir os custos para homologação de materiais, componentes e sistemas construtivos inovadores, no âmbito do SiNAT/PBQP-H.

Por fim, destacamos os próximos leilões previstos pelo Ministério da Infraestrutura, a reunião das entidades Do Mesmo Lado e a apresentação ministrada sobre construção industrializada de concreto para a Engenharia Civil da Universidade Mackenzie.

Um abraço a todos!

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva