Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 63º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 55

Prezados Associados,

A ABCIC participou ativamente de um grupo de trabalho, coordenado pela CBIC, cujo escopo foi o debate e alinhamento sobre a evolução dos preços de materiais e os impactos nas renegociações e reequilíbrio de contratos, considerando os distintos setores da construção civil. O resultado destas reuniões culminou na contratação da FGV para a elaboração de um estudo. Parte do levantamento foi apresentado no evento online Quintas da CBIC e posteriormente disponibilizado pelas entidades integrantes do grupo diretamente aos seus associados. 

Esse cenário, inclusive, tem impactado na oferta de imóveis no primeiro semestre deste ano, segundo um novo levantamento da CBIC. Além disso, os produtos na construção civil registram, em maio, o maior patamar de inflação acumulada em 12 meses dos últimos 28 anos. Desse modo, o setor segue realizando reuniões com autoridades do governo federal, buscando soluções para os impactos da elevação de preços de materiais.

Por outro lado, o nível de atividades do setor voltou a crescer em abril, mas ainda permanece em patamar negativo e a alta não foi suficiente para recuperar o ritmo observado de agosto a novembro de 2020. 

Neste início da semana, tivemos a triste notícia do falecimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, um dos ícones da arquitetura brasileira e mundial. Nesta edição da newsletter também trazemos informações sobre a reunião das Entidades do Mesmo Lado, que tem a participação da Abcic, a atualização da norma de pontes e viadutos, o levantamento da Abrainc sobre o mercado imobiliário e a coluna Entre Aspas, do Sinduscon-SP.

Por fim, no dia 25 de maio, terça-feira, foi comemorado o Dia da Indústria, uma data importante para ressaltar a importância da industrialização e do pré-fabricado de concreto para a construção. Parabéns a todas as indústrias!

Um abraço a todos.

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva