Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

III Ciclo de Palestras da Engenharia Civil do Mackenzie contou com apresentação sobre ligações em estruturas pré-moldadas de concreto

No dia 2 de junho, o engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, diretor Técnico da Abcic, ministrou a palestra “Projeto de estruturas de concreto pré-moldado: Influência das ligações”, no III Ciclo de Palestras Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas, promovido pela Engenharia Civil da Universidade Mackenzie.

No início da apresentação, Cuadrado trouxe alguns princípios gerais relacionados à construção industrializada de concreto, como por exemplo, conceber o projeto da obra, visando a utilização do sistema construtivo, a fim de aproveitar todos seus benefícios; minimizar o número de ligações e o número de tipos de elementos, utilizar elementos da mesma faixa de peso e resolver as interações das estruturas com outras partes da construção, ou seja, compatibilizando todas as disciplinas. Nesse sentido, ele comentou que o Building Information Modeling (BIM) pode potencializar essa interlocução, por ser uma ferramenta colaborativa. 

Outro ponto abordado por Cuadrado foi buscar as referências existentes no mercado sobre a industrialização em concreto. Além das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ele citou o livro do professor Mounir Khalil El Debs, Concreto Pré-Moldado: Fundamento e Aplicações; o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, da Abcic, os boletins e manuais da Federação Internacional do Concreto (fib) e os manuais da Instituto Americano de Concreto Pré-Moldado e Protendido (PCI). Para matérias e reportagens, ele recomendou a Revista Industrializar em Concreto, da Abcic, e o PCI Journal.

O engenheiro apresentou diversos exemplos de sistemas estruturais para garantia de estabilidade global, incluindo àquelas onde a estabilidade é proporcionada por ação de pilares engastados na fundação, podendo estar associados a vigas articuladas; ou por ação de pórtico composto por pilares e vigas, interligados entre si por meio de ligações resistentes a momentos fletores; ou por elementos de contraventamento, como paredes, elementos celulares e elementos de contraventamento tipo X e/ou outros; e estruturas de pisos ou cobertura que formam diafragmas que garantem a transferência de esforços horizontais para os elementos verticais de sustentação e contraventamento.

Cuadrado conceituou às análises de primeira ordem e de segunda ordem e exemplificou como os esforços obtidos em uma estrutura são resultado de uma análise de ambas. Ele reforçou a importância de estudar e conhecer sobre o tema na concepção do projeto das estruturas pré-fabricadas de concreto. Segundo ele, as ligações absorvem o momento fletor, com isso há um menor deslocamento das estruturas e os efeitos de segunda ordem são menores. Ademais, o engenheiro trouxe situações reais de ligações rígidas, semirrígidas e articuladas e as tipologias apresentadas na ABNT NBR 9062 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.

O III Ciclo de Palestras Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas contou com a palestra de abertura da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, e uma apresentação do engenheiro Luiz Livi, diretor de Marketing da Abcic, sobre “Viabilidade e Logística nas estruturas de concreto pré-moldado”.

Para assistir ao vídeo na íntegra, basta acessar o Canal do YouTube da Engenharia Civil do Mackenzie