A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, faz uma reflexão sobre a importância da industrialização para vencer um desafio estrutural na construção civil: a baixa produtividade.
Em sua coluna na Revista Negocio & Construcción, ela comenta sobre como as políticas do governo da China para estimular a construção industrializada contribuiu para que a produtividade do setor naquele país crescesse cerca de 4% ao ano, bem acima da média mundial.
“Nesse contexto, a industrialização deixa de ser apenas uma alternativa tecnológica e passa a ser uma resposta econômica à escassez de mão de obra, ao aumento dos custos, à necessidade de reduzir prazos e, sobretudo, aos ganhos de produtividade”, explica Íria.
A coluna aborda ainda como a América Latina tem se posicionado nesta questão, citando os exemplos do Chile e do Brasil, e questiona sobre em qual velocidade a região conseguirá integrar a industrialização, a digitalização e a gestão da produtividade a um novo modelo de produção.
Edição completa de Agosto da Revista Negocio & Construcción. Confira a coluna nas páginas 49 e 51. https://hubs.ly/Q04wMxQF0