Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Maior evento online sobre pontes e estruturas acontece na próxima semana

O CBPE 2021 - XVII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, maior evento na área de pontes e estruturas do País, acontece de 7 a 11 de junho de 2021. Totalmente online, é promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas) e reunirá grandes nomes da Engenharia Civil do Brasil e do exterior, além de estudantes dos cursos de graduação.

Com o patrocínio da ABCIC, o Congresso terá uma palestra especial, a ser ministrada pelo engenheiro Marcelo Waimberg sobre os “Avanços no fib TG 6.5 – Pontes Pré-moldadas de Concreto. Apresentação do Boletim 94 fib “Precast Concrete Bridge Continuity over Piers”.

A vasta programação terá ainda palestras sobre as mais recentes inovações na área de engenharia de estruturas no que se refere a projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de pontes, estádios, edifícios, indústrias, metropolitanos, portos, barragens, plataformas offshore, aerogeradores e fundações, além de normalização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido, metálicas, madeira, alvenaria e materiais avançados. 

Palestrantes internacionais 
Com mais de 20 anos de experiência em vários projetos de engenharia de pontes, incluindo algumas das maiores pontes mistas de concreto e estaiadas de sua empresa, muitas delas construídas na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia, o engenheiro Michael Müller vai proferir a palestra “Responsabilidade pelo patrimônio de engenharia – experiência europeia na reabilitação de pontes importantes na Alemanha”.

O engenheiro projetista de pontes e estruturas formado pela Escola Politécnica de Milão, com experiência e pesquisa relacionados principalmente à concepção do projeto estrutural à construção das mesmas, Mário de Miranda, apresentará o tema “Pontes estaiadas: projetos e métodos de construção. 

O gerenciamento de pontes no Chile, assim como os conceitos de engenharia, construção e ciclo de vida das mesmas, será apresentado pelo engenheiro Matías A. Valenzuela, formado em Estruturas e Construções pela Faculdade de Ciências Físicas e Matemática da Universidade do Chile, Mestre Oficial e Doutor em Engenharia pela UPC (Universidade Politécnica da Catalunha), em Barcelona (Espanha). 

Também participarão do evento os engenheiros Antonio Adão da Fonseca, formado pela FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto); Diogo Rodrigo Ferreira Ribeiro, doutor em Estruturas de Engenharia Civil também pela FEUP, Luís Oliveira Santos, investigador principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal; e José Campos e Matos, vice-presidente da IABSE e presidente da EuroStruct. 

Site oficial: https://www.cbpe2021.com.br/site/