Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Revista Industrializar em Concreto lança nova edição

Uma nova edição da Revista Industrializar em Concreto está disponível para leitura no site oficial. A tradicional publicação da Abcic apresenta um especial sobre o aniversário de uma década do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, cuja primeira edição foi realizada em 2011. Dividida em duas matérias traz uma retrospectiva da mais importante premiação do setor, com avaliações dos membros da Comissão Julgadora e do Comitê Técnico, da presidência executiva e da diretoria de marketing da Abcic. A segunda reportagem destaca as principais características das obras premiadas até a última edição. 

O Ponto de Vista entrevista o presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), Sergio Scheer, que é também coordenador da meta número 8 do edital do Ministério da Economia para promover a produtividade e competitividade da construção, sobre identificação e adequação de regulamento técnico para incentivo à coordenação modular.

A cobertura de eventos realizados com o apoio da Abcic está no De Olho no Setor, com duas matérias. A primeira aborda a Smart.Con, a Live Boas Práticas de Montagem de Estruturas Pré-Fabricadas de Concreto, promovida pelo Ibracon, e o webinar Aplicação do Concreto Pré-Moldado em Pontes de Vãos Pequenos e Médios”, do Instituto de Engenharia. Já a segunda detalha a palestra realizada pelo engenheiro Marcelo Waimberg, no Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas e traz também o depoimento do diretor executivo da Federação Internacional do Concreto (fib), David Fernández-Ordóñez.

Já o Abcic em Ação relembra a parceria entre a Escola de Engenharia Mackenzie e a Abcic para o desenvolvimento e implementação da disciplina optativa Indústria da Construção Civil: Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas, além de trazer a cobertura do III Ciclo de Palestras de Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas.

A revista inaugura uma nova seção: Projetando com o Pré-Fabricado, que trará sempre um convidado – engenheiro projetista ou arquiteto – para abordar algum aspecto ligado ao projeto e a pré-fabricação. Nesta primeira edição da coluna, a análise ficou a cargo do engenheiro João Vendramini, da Abece. 

O artigo técnico trata da Análise de Sensibilidade de Parâmetros na Estabilidade Global de Estruturas de Concreto Pré-moldadas segundo ABNT NBR9062:2017. Já na coluna Espaço Empresarial, Íris Hortencio Fabri, da Sendi, faz uma avaliação sobre o fortalecimento do setor durante a pandemia, enquanto a economista Ana Maria Castelo, da Fundação Getulio Vargas, analisa a questão econômica e seus impactos na construção. 

Por fim, o Giro Rápido conta homenagens a dois engenheiros do setor que faleceram recentemente, além do lançamento de duas publicações de interesse do setor, de eventos que irão ocorrer até o final do ano e do potencial da construção modular no mundo. 

Confira a edição completa neste link

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!