Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Sinduscon-SP debate escalada de preços de materiais 

A escalada de preços de materiais de construção, a persistência de desabastecimento de diversos insumos, o adiamento de prazos de entrega dos mesmos e os graves impactos atuais e futuros dessa situação para construtoras, seus contratantes e clientes, foram debatidos na reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, em 11 de março.

Fábio Villas Bôas, coordenador do CTQ, conduziu a reunião, que contou com a participação de Odair Senra, presidente do SindusCon-SP. No mesmo dia, a questão foi retratada na manchete do Valor Econômico: “Aço mais caro aumenta custos e pressiona inflação”. No texto, Villas Bôas informa que os fornecedores de vergalhão comunicaram às construtoras que farão novos reajustes de preços, de 35% a 37%, a partir de 1º de abril.

O problema dos materiais afeta todas as empresas, especialmente as voltadas à produção para o programa habitacional Casa Verde e Amarela. A situação vem sendo enfrentada com negociações junto aos fornecedores, reduções de custos, busca por aumento de produtividade e substituição de matrizes de insumos quando isto for possível.

Normas técnicas 
Lilian Sarrouf, gestora do CB-002 (Comitê Brasileiro da Construção) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), relatou a instalação da Comissão de Estudos da Norma de Garantias de Edificações, para elaboração de norma técnica sob coordenação de Yorki Estefan, vice-presidente Institucional do SindusCon-SP. A primeira reunião de trabalho do grupo será em 19 de março.

O CB-002, informou Lilian, acompanhará prioritariamente o andamento de 87 normas, escolhidas conjuntamente por SindusCon-SP, Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Este acompanhamento será feito mediante participação de profissionais das empresas nas respectivas comissões de estudo.

Matéria publicada no Sinduscon-SP