Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Sinergia e integração em favor da cadeia de valor do cimento e da construção 

Em 2020 a indústria brasileira do cimento, através de suas entidades ABCP e SNIC, assinou um convênio histórico com a Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de desenvolvimento de inovações em materiais, processos, produtos e sistemas construtivos. 

O Convênio formalizado contempla uma série de atividades: a construção de um laboratório digital, o desenvolvimento de um espaço de coworking para startups e participantes de projetos, cátedra que a cada ano traz um pesquisador internacional para troca de experiências, bolsas para alunos de mestrados e doutorados, além de atividade de ensino. 

A iniciativa ocorre em um momento especial do Brasil e do mundo. A necessidade de mudança está sendo impulsionada por variáveis tão diversas como a sustentabilidade, o desenvolvimento de novos materiais, a necessidade de aumentar a competitividade, a inteligência artificial, os novos modelos de negócios, os aplicativos, a indústria 4.0, a busca por cidades melhores. 

Com a perspectiva de continuar sendo protagonista da construção, a indústria do cimento avalia essas tendências como oportunidades de reforçar sua liderança na oferta das melhores soluções para os players e clientes do setor. 

Desse convênio e parceria foi lançado o HubIC, o hub de Inovação e Construção Digital que, já na partida, congrega cerca de 30 destacadas e importantes empresas da cadeia produtiva da construção que irão trabalhar de forma colaborativa no desenvolvimento de projetos que resolvam as "dores" do setor. 

O objeto de trabalho do HubIC é a inovação hard tech, ou seja, inovações que demandam laboratório, engenharia, indústria e arquitetura. A percepção é que o potencial desse tipo de inovação praticamente ainda não foi explorado no Brasil e que as competências dos profissionais e empresas envolvidos potencializam resultados significativos para nosso setor. 

A meta para este ano de 2021 é que os primeiros trabalhos com as empresas que aderiram ao HubIC permitam a construção de uma carteira de projetos colaborativos capazes de impactar o mercado. 

Release enviado pela assessoria de imprensa da ABCP